Esporte | Tenista João Fonseca
Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025
Ex-top 1 diz que João Fonseca tem mais potencial que promessa dos EUA
Medvedev compara jovens do circuito e aponta brasileiro como destaque da nova geração
Daniil Medvedev não economizou palavras ao analisar o futuro do tênis masculino. Em uma coletiva após atuar em uma exibição em São Petersburgo, no domingo (30), o ex-número 1 e atual 13º do mundo colocou João Fonseca à frente do americano Learner Tien, que são os dois dos jovens no torneio mais comentados da temporada.
Para o russo, o brasileiro de 19 anos reúne mais ferramentas e margem de crescimento do que o rival, hoje 28º do ranking.
Medvedev elogiou os dois, mas deixou clara sua preferência. “Não acho o Tien melhor que o Fonseca em nenhum aspecto. Ambos são ótimos tenistas, mas o Fonseca tem um pouco mais de potencial, devido ao seu estilo de jogo e ao momento atual do tênis”, afirmou.
“Se não existisse saque no tênis, e com exceção de Sinner e Alcaraz, não vejo ninguém capaz de vencê-lo facilmente. Ele é um jogador fenomenal, com ótimo controle de quadra. Ele pode não ter um golpe excepcional, mas joga muito bem”, completou.
O ex-campeão do US Open vem de um ano irregular, com apenas um título e a ausência inédita no ATP Finals desde 2019. Fora do circuito oficial desde o fim de outubro, quando caiu nas quartas do Masters 1000 de Paris, Medvedev participou apenas da exibição na Rússia, onde encarou Tien três vezes e venceu apenas uma. Contra Fonseca, ainda não teve a oportunidade de jogar.
João Fonseca encerrou a temporada como um dos grandes destaques do circuito. Além dos títulos do ATP 250 de Buenos Aires e do ATP 500 da Basileia, o brasileiro acumulou seis vitórias em Grand Slams e saltou 121 posições no ranking, assumindo o 24º lugar.
Tien, que completa 20 anos na próxima semana, também avançou. Conquistou o ATP 250 de Metz, alcançou as oitavas do Australian Open e foi vice no ATP 500 de Pequim. Ele integra, ao lado de Fonseca e do tcheco Jakub Mensik (19º), o grupo dos jogadores com 20 anos ou menos dentro do Top 100.
No confronto direto, a vantagem é brasileira. Foram três encontros oficiais, todos com vitória de João, definidas em duelos bem acirrados. A mais marcante delas foi no Next Gen ATP Finals, onde Fonseca se sagrou campeão.
CNN








