Notícias da Região | Polemica

Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Ex-major trans é aprovada em vaga suplementar de Medicina na UFSC, em Santa Catarina

A aprovação de Lumen Lohn Freitas, ex-major da Polícia Militar de Santa Catarina, no curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) gerou repercussão nas redes sociais.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Lumen, de 47 anos, travesti, foi aprovada em novembro de 2025 por meio do Vestibular para Vagas Suplementares, conquistando a única vaga destinada a pessoas trans no curso de Medicina, no campus Trindade, em Florianópolis. Ela ficou em primeiro lugar entre os candidatos trans, com aproximadamente 78% de aproveitamento na prova.

Em entrevista ao portal ND Mais, Lumen afirmou que o processo seletivo é previsto em lei e que atende aos requisitos estabelecidos.

Além da nova graduação, Lumen possui seis formações acadêmicas. Ela foi aposentada compulsoriamente da Polícia Militar em abril de 2025, após a conclusão de um processo administrativo que avaliou sua conduta funcional.

Em resposta ao perfil Floripa Mil Grau, a UFSC informou que as vagas suplementares são vagas adicionais, criadas especificamente para ações afirmativas, e não substituem as vagas do processo seletivo tradicional. A universidade acrescentou que esse modelo atende públicos como pessoas trans, indígenas, quilombolas, negros e pessoas com deficiência.

Fonte: ND Mais / UFSC

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram