Esporte | Seleção

Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025

Ex-goleiro da Seleção Brasileira é preso após denúncia de violência doméstica

O ex-goleiro Helton Arruda, de 47 anos, que atuou pela Seleção Brasileira, pelo Vasco da Gama e pelo Porto, em Portugal, foi detido nesta quarta-feira (3), em Vila Nova de Gaia em Portugal, durante uma operação policial. Quase dois meses após ser denunciado por violência doméstica, os agentes cumpriram mandado de busca e encontraram uma arma de fogo e munições na residência do ex-atleta.

Segundo o jornal Público, a arma estava guardada em um dos quartos da casa. Helton alegou que o objeto pertencia a um amigo já falecido, que teria utilizado seu estúdio para gravações musicais. Porém, as investigações revelaram que a arma havia sido furtada em uma cidade a cerca de 70 quilômetros do local. Após a apreensão, o ex-jogador foi liberado, mas terá de comparecer periodicamente à Justiça.

A denúncia de violência doméstica

A investigação teve início após denúncia feita por uma mulher com quem Helton manteve um relacionamento extraconjugal durante dez anos. Ela relatou que, em julho, durante um desentendimento em uma rua do bairro Canidelo, o ex-goleiro teria encostado na sua cabeça “um objeto que lhe pareceu ser uma arma de fogo”. O gesto só cessou quando um conhecido se aproximou e questionou a situação.

O Ministério Público português acatou a denúncia e o ex-jogador responderá criminalmente no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), no Porto. Se condenado, poderá pegar de dois a oito anos de prisão por “maus-tratos simples”, equivalente ao crime de violência doméstica previsto na Lei Maria da Penha, no Brasil.

O andamento do caso

As autoridades portuguesas já ouviram a vítima e diversas testemunhas. Além disso, o mandado de busca e apreensão foi cumprido para reunir mais provas contra o ex-atleta. Helton ainda não se pronunciou publicamente sobre as acusações.

Aposentado desde 2020, o ex-goleiro, que fez história no futebol português, foi nomeado embaixador da Liga Portuguesa após encerrar a carreira.

Com informações do Metrópoles