Notícias da Região | Santa Helena
Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
Equipe do Abastecimento Rural do município de Santa Helena fala sobre ações para resolver a falta de água no interior
Uma equipe da Secretaria de Agricultura e Abastecimento Rural, composta pelo secretário Daniel Moro, o gerente do Abastecimento, Miguel Karling e Leocir Vazatta, esteve na redação do Correio do Lago para esclarecer alguns fatos e pedir o apoio e a colaboração da população para resolver os problemas de falta de água, especialmente neste período de estiagem.
Vazatta explicou que muitos dos poços foram perfurados há 20 anos ou mais, para atender menor número de famílias e a tubulação foi feita de forma a atender com fartura as necessidades destas pessoas. Mas a demanda foi aumentando, foram construídas mais residências, aviários, chiqueirões e o encanamento subterrâneo acaba sendo insuficiente, a pressão da água baixa e a água não chega as partes mais altas ou “fim de linha”.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Miguel Karling explicou que, além da dificuldade na distribuição, há três anos não chove regularmente em Santa Helena e os poços estão com níveis de água baixos. Muitas vezes a bomba, que funciona de forma automática, fica fora da água e queima, outro problema são as oscilações de energia e sistemas elétricos também antigos.
O secretário Daniel Moro pede que cada um faça sua parte e evite o desperdício. Muitas ações estão sendo executadas, outras estão sendo estudadas e outras ainda precisam ser discutidas, mas a Secretaria de Agricultura e Abastecimento Rural vai trabalhar até conseguir resolver o problema da distribuição.
Lembrando que a água dos poços artesianos não é infinita. A água potável é limitada e, se desperdiçarmos hoje, pode faltar no futuro. Acompanhe a entrevista no vídeo acima.