Notícias da Região | Santa Helena

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024

Em alta e no final de mandato em Santa Helena, prefeito Zado se firma como liderança regional

Município cresceu com avanços político-econômicos e atrai atenção de quem decide

Depois de ter governado o município durante 6 anos e meio e presidido o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, se prepara para deixar o cargo e transferi-lo para o seu vice Dinho Maraskin.

A passagem do bastão ao sucessor e a vacância de cargo político depois de 12 anos cumprindo mandatos; foram quatro de vereador, um ano e meio como vice-prefeito e seis anos e meio como chefe do executivo local, Zado deve ser convocado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná.

Credenciais não lhe faltam e a liderança obtida junto à população local, sendo um dos maiores transferidores de votos, cujas demonstrações inequívocas foram na última campanha para deputado e nesta mais recente de prefeito, pavimentam o caminho para tentar ser o primeiro deputado estadual eleito por Santa Helena.

O fato de ter feito a maior votação da história para um candidato a deputado em 2022, Sandro Alex, originário de Ponta Grossa, com a incrível soma de 6022 votos que significaram 37,54%. O segundo mais votado não chegou a 7,5%, pra efeitos comparativos.

No mais recente pleito de 6 de outubro, o candidato de Zado, seu vice Dinho Maraskin, também surpreendeu, registrando o maior percentual de diferença de votos a favor de um candidato a prefeito local.
Santa Helena no mapa político e econômico da região

O governo estadual está presente em Santa Helena como nunca. Secretarias e outros órgãos mantem presença constante no município e até deslocamentos têm diminuído para a capital, em razão da atenção dada pelo Palácio Iguaçu in loco.

Quando solicitados, dirigentes do DER, Departamento Estradas e Rodagem, IAT, Instituto Água e Terra, Secretarias de Infraestrutura, Segurança e outras, cumprem agenda em Santa Helena.

A boa relação de Zado com Itaipu Binacional, UTFPR, IFPR e com a iniciativa privada através do setor cooperativo, caso mais específico da Lar e sua estreita relação com o diretor presidente Irineo da Costa Rodrigues, colocaram Santa Helena definitivamente no radar regional.

Nas relações internacionais, em razão da presença estratégica do porto, laços estreitos com autoridades guaranis, prefeitos, prefeitas, deputados, governadores, ministros e até com a presidência da república do Paraguai.

Um exemplo foi a participação ativa de Santa Helena na Expo Brasil Paraguai em 2023 na sede da Conmebol, na cidade de Luque, geminada com a capital Assunção, quando a câmara de comércio comum entre os dois países, viu assinado um documento importante que vai impactar positivamente as relações de comércio exterior.

Durante a 14ª Expo Brasil Paraguai, foi assinado o Termo de Cooperação que envolve diretamente as fronteiras de Foz do Iguaçu com Cidade do Leste, Santa Helena e Porto Índio e ainda, Guaíra e Salto Del Guairá.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp