Notícias da Região | Toledo

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020

Dia é marcado por mais duas mortes e 38 casos do novo Coronavírus em Toledo

O boletim informativo divulgado na tarde desta segunda-feira (29), pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE), trouxe notícias ruins para o município de Toledo, que teve mais duas mortes em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), confirmadas, além de mais 38 pessoas infectadas pelo vírus.

Óbitos

Infelizmente a cidade de Toledo registrou nesta segunda-feira mais duas mortes, causadas pela Covid-19. A primeira delas acometeu uma mulher de 80 anos, que foi atendida no Pronto Atendimento Municipal, no dia 18 de junho. Naquela ocasião foi coletado o exame RT-PCR da paciente, que encontrava-se internada em leito de Terapia Intensiva (UTI). Ela estava internada em outro município e evoluiu para óbito nesta segunda-feira (29).

O segundo óbito teve como vítima um homem de 59 anos, no qual foi atendido no Pronto Atendimento Municipal, em 20 junho, quando passou pelo exame RT-PCR. Ele precisou ser internado em leito de UTI em outro município e veio a óbito na última quinta-feira, 25. Com mais esses dois óbitos, Toledo chegou a um total de 13.

Novos casos

Além de mais duas mortes a segunda-feira foi marcada por mais 38 pessoas que tiveram a infecção pelo novo Coronavírus confirmada em Toledo. Dos casos confirmados hoje, 21 foram diagnosticados no Sistema Único de Saúde (SUS), e outros 17 no Sistema de Saúde Privada.

Dos casos descobertos no SUS, 14 foram através de exame RT-PCR (07 femininos e 07 masculinos), e sete foram identificados, por meio de testes rápidos (03 femininos e 04 masculinos). Entre os casos confirmados no Sistema Privado de Saúde, sete foram via exame RT-PCR (02 femininos e 05 masculinos), e 10 através de testes rápidos (07 masculinos e 03 femininos).

Respiradores consertados

Na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo são dois os hospitais, que contam com leitos exclusivos para o atendimento de pacientes Covid. O primeiro deles é o Hospital Beneficente Marcel Micheletto, em Assis Chateaubriand, que possui 14 leitos de enfermaria e 14 leitos de UTI.

A outra Unidade de Saúde disponível para o atendimento de pacientes Covid na região é o Hospital Bom Jesus (HOESP), em Toledo, que tem à disposição, oito leitos clínicos e 16 de UTI. Dos 16 leitos de UTI da HOESP, quatro ficaram indisponíveis nas últimas semanas, por conta de problemas com os respiradores, mas eles voltaram a ficar à disposição da população de Toledo e região nesta segunda-feira.

Para que isso fosse possível, foi necessário ativar dois respiradores e realizar a manutenção nas células de gás oxigênio (O2). Os problemas foram resolvidos por intermédio, respectivamente, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT).

Dados

Na presente data o município de Toledo conta com 2.304 casos notificados para o novo Coronavírus, sendo que 632 deles foram descartados e 468 encontram-se em análise. Outros 1.204 casos já foram confirmados, com 432 pessoas recuperadas da enfermidade e 13 óbitos causados pela doença.

Toledo News