Notícias da Região | Santa Helena

Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2018

Dengue: Índice histórico de infestação do mosquito pode causar epidemia sem precedentes em Santa Helena

Esse é o maior índice de infestação já registrado na história de Santa Helena.

O LIRAa, índice utilizado para medir a infestação do mosquito AEDES AEGYPTI, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, apontou espantosos 15,3% em Santa Helena.

O índice é considerado de altíssimo risco, que pode ser acentuado pela falta de estrutura de atendimento médico que Santa Helena enfrenta. Se uma epidemia realmente acontecer, os danos para a população podem ser enormes.

No ano de 2017 a Administração Municipal gastou centenas de milhares de reais em mídia e ações de combate ao mosquito, mas pelos resultados obtidos, o dinheiro parece ter sido mal empregado. Por enquanto, mesmo com o risco eminente, nada foi feito, além de pedir discretamente, ajuda para a população. O Correio do Lago chegou a tentar levantar junto a administração municipal, o destino do dinheiro gasto com a mídia da dengue, mas as informações foram “maquiadas” no Portal da Transparência e, direto na prefeitura, o acesso a esses dados foi negado, mesmo sendo direito de qualquer cidadão, ter acesso aos gastos públicos.

Em municípios vizinhos, que não tiveram muitos investimentos no combate ao mosquito, os índices são bem menores: Entre Rios do Oeste: 2,45%  -  Missal: 4,8%  -  Itaipulândia: 4,4% - Diamante do Oeste: 7,7%  -  São Miguel do Iguaçu: 4,7%.

A questão é de saúde pública, sendo responsabilidade de todo o santa-helenense e principalmente do poder legislativo, ir a fundo, fiscalizar, denunciar e ajudar a resolver o problema que o município enfrenta e, se houver má gestão ou desvio de dinheiro utilizado no enfrentamento ao mosquito ou na saúde pública, deve o MP agir imediatamente.

Qualquer cidadão pode oferecer denúncia ao MP, utilizando até mesmo esta matéria, que evidencia o descaso com a saúde pública no município, uma vez que muito foi gasto e praticamente nada foi feito. Para denunciar, basta imprimir a matéria e o formulário em anexo, preencher a caneta mesmo e levar até o Ministério Público, no Fórum de Santa Helena.

O CL tentou por várias vezes contato com a secretária de saúde, para falar sobre ações a serem desenvolvidas, mas em nenhuma das vezes ela pode atender o jornal.

Veja abaixo os índices de infestação em anos anteriores.

Clique aqui para baixar o documento, imprima, preencha e entregue sua denúncia no Ministério Público

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

de valor aos agentes - 14.01.2018 - 08:481
divulgação ajuda mais primeiro e salario compatível pois os agentes são educadores e saúde e tem que ser pessoas que sabe conversar com a população não hora que o quintal esta limpo livre de criadores e não hora que tiver sujo e com criadores ...com esse salario de merda .muitos vão entra por causa do desemprego mais logo sai por causa do compromisso. e só olha rotação de funcionário. e tirar a conclusão.
Toboco - 13.01.2018 - 18:112
Vergonha? A maior vergonha é nossa, como cidadãos não cuidar de nossos quintais, deixar criador de mosquito por preguiça. Isso é uma vergonha. Não é o prefeito que tem que ir nas casas tirar os potes com Água.
Cidadão - 13.01.2018 - 16:063
Cadê o carro de fumasa
Criadouro - 13.01.2018 - 16:024
Eu vou criar ums pois eles não. Vai piicar o dono kkkkk
Dengue - 13.01.2018 - 14:355
Caracasssss se não agirem de pressa vai se instalar rapidamente outra epidemia no nosso município me pra piorar não tem hospital preparado para isto . Vamos pular Bobo da corte acorda coloca esses seus funcionarios para trabalhar não só ficar andando de caro pra cima e para baixo com um fiat estrada do vigia sus andar de caro não vai eliminar os focos tem que por a mão na massa se não quer da lugar para outro ..... Estamos de olho
Duda - 13.01.2018 - 12:516
Eu cuido do meu quintal mas o do meu vizinho é um lixo ,não posso entrar no quintal dele sem autorização. Cade o arrastão todos juntos podemos acabar com a epidemia.
Heinrique Costa - 13.01.2018 - 12:057
mas tão fazendo o que?
eleitora - 13.01.2018 - 10:148
Copatti, você tem que tirar vários secretários prá poder terminar seu mandato com dignidade, mas uma é urgente, a secretária de saúde, ela tá ....., não acompanha o rítmo, tira urgente prefeito. Ou faço um apelo prá ela....saia Luisa, ajude o prefeito nessa hora que ele tanto precisa, saia urgente, nos ajude Luisa, eu te imploro.
TITIA TESOURINHA - 13.01.2018 - 10:119
A culpa é do Ex ainda, vão trabalhar, votei em vocês acreditando. A próxima vai ser PMDB NUNCA MAIS.
outra c/a dengue - 13.01.2018 - 09:0910
agora temos nova invensao para o mosquito nao procriar temos que fazer um griteiro ...no quintal nas calias- com copos na mao assubiando com um pente de antigamente fazendo musicas.......acordar o vizinhos sorrir juntos talvez acordamos o mosquito ele vem para a festa e pegamos eles .... pense nisto vamos sorrir...
maria - 13.01.2018 - 08:3011
gente e ninguém vai fazer nada, na administração do EX ia todo mundo para a rua, os funcionários, até o Prefeito e Marcia, além da limpeza era feito alerta para pessoas, era cobrado, e agora esses cavalos vão deixar uma epidemia acontecer, não vão se mexer. POPULAÇAO ARREPENDIDA
Gh - 13.01.2018 - 08:1312
Tem que ver onde estão errando pois não pode que só em Santa Helena o povo é porco, pra dizerem que a culpa é do povo que não cuida do quintal, como que nas outras cidades ta controlado? Será que só chove em Santa Helena?
opiniao - 13.01.2018 - 07:5613
temos que procurar o macha deste manada que so procria ......colocar no tronco a capar..........o indice ja esta mais de 15 cuidado com ele mais 3 e mais 4 so alegrias........vou chamar o baitaca .. ...fazer minha critica quando esta seca na possa de agua..........quando alaga muita chuva ....me falaram que o poblema nao e na cidade e na praia por causa da agua do lago muita agua .....obs procurando o macho descrim. tem 4 pernas duas assas um bico .....so gosta de ficar escondido espiando tentado sugar ,novo lancamento um drone contra e dengue.
- 13.01.2018 - 07:1014
Dando Deus. Sei q nossa prefeitura está uma bosta mas os cara ai dos comentário compara janeiro 2017 e janeiro 2018 por favor né vamos ser realista está do jeito q está por calsa do povo q e relaxado e preguiçoso só por isso se cada um cuidasse do seu quintal tenho certeza q não estaria a sim.
Veterinário - 13.01.2018 - 00:0415
O problema é explicar pro ........ sobre a LIRAa que é o índice que mede a infestação dos mosquitos, pela capacidade do rapaz é capaz dele pensar que LIRAa é um instrumento musical e querer tocar. Aí em choro au au.
Banana de Pijama - 12.01.2018 - 22:5616
Estive pensado: Já que a....... .. ......... gosta tanto de andar de bicicleta, porque não instala uma fumace na bice e circula na cidade pra matar os mosquitos...
Silom Ciborg - 12.01.2018 - 22:4717
Fico preocupado pois em breve a epidemia de dengue vai começar, e saúde tá um caos, sem contar que o hospital do Dr Ciro ta fechado e o Dr santin tá fechando... o povo vai se internar no saguão da prefeitura...
Nois - 12.01.2018 - 22:4418
O EU, tem a ver sim, prefeito não faz, vereadores não fiscalizam, funcionários não trabalham direto e o lia vai a 15%. Receita simples né?
Eu - 12.01.2018 - 22:1619
População acomodada vamo lá fazer a sua parte e não por nas costa da administração. Cambada de folgados menos mimi e mais capricho.
Eu - 12.01.2018 - 22:1120
quanta ignorância o que tem a ver os vereadores o prefeito e os funcionários com a chuva e sol se o povo não cuida povo sem noção
Jose antunes - 12.01.2018 - 21:3621
Realmente ..vereadora ..... decepicionado com voçe ..fez muito votos e nao fala nada ...ou esta acertado com essa adm desastrosa.????
P A - 12.01.2018 - 21:2222
Chefe da Vigilancia kkkkk, ta mais pra ir na ........ kkll
VEREADORES CADÊ VOCÊS? - 12.01.2018 - 20:4223
VEREADORES FAÇAM ALGUMA COISA! NÃO RECEBAM SÓ O SALÁRIO. TÂNIA JULIANA GESILA NÃO NOS DECEPCIONE. NEM PARECE QUE A MAIORIA DA CÂMARA ERA CONTRA. RESTANTE JA SE BANDEOU . VOCÊS TRÊS SÃO NOSSA ESPERANÇA. PAULINHO NÃO SAI DE CIMA DO MURO TITI $$$ NORO SEM OPINIÃO TÂNIA COMECE FALAR GESILA TENHA FORÇA E JULIANA NOS DECEPCIONE
Tiko é teko - 12.01.2018 - 20:2924
Meu amigo copatti, tem coisa que não dá certo e pronto, não tem solução. Sai daí enquanto você pode, deixa pro teu vice, ele que se vire. Esse povo que está a sua volta não tem condições e você não vai dar a volta com eles. Não é feio desistir, feio é deixar uma cidade como Santa Helena, dó jeito que você está deixando. Fala com a tua família, eles vão te apoiar.
preocupada - 12.01.2018 - 20:2125
cadê o chefe da vigilância sanitária ?Não está vendo isso?Vai chamar quando o carro do fumacê ?
povo - 12.01.2018 - 20:2126
Mas, o que será de nós
Ailton - 12.01.2018 - 19:0127
A secretaria um caos! Muita falta de consultas e exames para fornecer aos pacientes, muito desentendimento entre os próprios funcionários, a Secretária de Saúde parece não conseguir comandar, não conseguem resolver a situação do atendimento SUS na nossa cidade, gastos sendo realizados sem planejamento, atendimento no Pronto Atendimento bagunçado, muitos pacientes que vão a consulta ou exame em Toledo e Cascavel quando chegam lá não tem nada agendado, falta de médicos e agora isso? Prefeito sai do cabinete!
Regional de. Saude - 12.01.2018 - 18:5628
Caraca qur vergonha isto em ne secretaria de saude . quando assumiram tinha um indice nao favoravel mas te garanto que em janeiro de 2017 era bem mais baixo isso porque o ex com sua equipe sempre parcepativa nas acoes e od agentes que la estavam toda hora dando a cara para bater trabalhavam com gara e agira dona secretaria sera que vao se mexer e o bobo da corte e o vice decorativo cade .... Vao por a mao na massa se mexem se nao o MP vai em sima e vao dancar ... Fica o alerta