Notícias da Região | Asfalto PY

Segunda-feira, 30 de Junho de 2025

Comissão pró-asfalto de Itaipu Porã a San Lorenzo no PY dá importante passo em encontro com ministra

Uma reunião importante com a ministra de Obras Públicas, engenheira Claudia Centurión, foi realizada na quinta-feira (26) em Assunção, na capital paraguaia e diz respeito ao novo asfalto que será construído entre o Porto Itaipu Porã (da Sanga Funda ) ao Troncal 3, San Lorenzo.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

A comitiva da região que esteve na audiência com a ministra, é presidida pelo santa-helenenses, há décadas radicado no Paraguai, Doacir Bianchet.

Na ocasião, foi entregue para a engenheira Claudia Centurión, o estudo de viabilidade para a obtenção do Código SNIP para o projeto de construção da estrada do referido trecho,  incluindo o píer, pátio de manobras e posto de controle.

Além do presidente Bianchet, a Comissão de Agricultores da Zona Norte, foi representada pelo secretário-geral , procurador Elvio Sosa e o tesoureiro da entidade, Pedro Canavesi.

A cooperativa COOPASAM, foi representada por Edgar Sandoval, secretário-geral, além da presença ilustre do senador Javier Zacarias Irún, do vice-ministro, engenheiro Hugo Arce, vereador Richard Sosa de Minga Porã e o deputado estadual Nelson Espinola.

O próprio presidente da República, Santiago Peña é sabedor da necessidade daquela região e deve continuar oferecendo a oportunidade do desenvolvimento através de melhoria na infraestrutura, principalmente das estradas que precisam ser asfaltadas.

A direção do Sistema de Investimento Público (DSIP) da Subsecretaria de Estado da Economia dirige e administra o Sistema Nacional de Investimento Público e o Banco de Projetos, que desenvolve normas técnicas, metodologias de formulação e avaliação de projetos e procedimentos para a submissão de projetos de investimento ao Sistema Nacional de Investimento Público (SNIP), incluindo concessões e PPPs (Parcerias Público Privadas).

Além disso, avalia a viabilidade desses projetos ao longo de seu ciclo de vida e reporta às autoridades sobre o andamento da execução do investimento público.

Finalmente, uma vez que a DSIP o considere viável, o que deve acontecer em breve, o projeto vai receber um código SNIP. E depois da licitação, é só ver a obra começar e ver o sonho, finalmente ser realizado!

Iniciativa adiantou pelo menos dois anos o projeto

Não fosse os produtores e empresários ligados ao setor agropecuário da região compreendida entre o Porto de Itaipu Porã e San Lorenzo, o sonhado trecho asfáltico poderia demorar pelo menos mais dois anos para sair do papel.

Muitos integrantes da Comissão Coordenadora de Agricultores da Região Norte do Paraguai e empresas, se cotizaram para viabilizar recursos afim de agilizar o projeto do novo trecho de asfalto.

Todos da comissão, tiveram participação decisiva no processo.

Os recursos financeiros de empresários e agricultores, serviram para pagar o projeto, estabelecendo com o Governo do Paraguai, uma verdadeira PPP, Parceria Público Privada.

A ANNP, Administração Nacional de Navegação e Portos também, através de sua representatividade, apoia integralmente as melhorias necessárias, toda infraestrutura que precisa para o funcionamento do porto.

Benefício bilateral

Com a futura construção de mais este trecho asfáltico, o impacto será altamente positivo para as relações comerciais do Brasil e Paraguai, via Porto Internacional de Santa Helena, PR, onde existe uma aduana integrada entre os dois países.

O movimento de importação e exportação tende a aumentar muito também em razão do novo asfalto que está bem adiantado desde o Porto Índio até o Cruce Itakyry no Paraguai. Futuramente, outro porto, o de Marangatu, PY, em frente a Pato Bragado no lado brasileiro, também irá operar com Santa Helena. Da mesma forma, nesta última região citada, está sendo reivindicado pavimento asfáltico.

Fonte Extra com inf. dos ministérios de obras e de finanças do PY

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram