Notícias da Região | Santa Helena
Sábado, 01 de Fevereiro de 2025
Comércio fronteiriço envolvendo Foz, Santa Helena e Guaíra cresceu em 2024 e BID vai ajudar a impulsionar mais ainda
Recursos para aprimorar e pôr em prática um projeto de Gestão Coordenada de Fronteiras teve sinal verde de BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Com isso, a Procomex irá realizar um mapeamento dos processos aduaneiros com o Paraguai e Brasil.
O grande objetivo é a facilitação do comércio com o Paraguai através dos portos de Foz do Iguaçu, Santa Helena e Guaíra.
O Instituto Procomex tem como missão gerar capital social e redes, unindo atores dos setores público e privado com conhecimento em comércio exterior.
As informações são do presidente da Acifi, Associação Empresarial de Foz do Iguaçu, Danilo Vendruscolo. Segundo o dirigente, um dos principais produtos que precisam ter o seu comércio intensificado em relação à importação para o oeste do Paraná é o milho, em função da cadeia produtiva da proteína animal.
O milho do Paraguai posto no Oeste fica em média 8 reais mais barato a saca de 60 kg em relação ao do Mato Grosso do Sul.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
GCF
A Gestão Coordenada de Fronteiras já promoveu avanços no que tange à integração entre os municípios lindeiros e o Paraguai nos últimos anos, com destaque para ações que reuniram, o então prefeitos de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), e Heraldo Trento de Guaíra, além do próprio Danilo Vendruscolo, presidente da Acifi e Mario Camargo, representante da empresa Exacta.
Durante a 14ª Expo Brasil Paraguai em 2023, foi assinado o Termo de Cooperação que envolve diretamente as fronteiras de Foz do Iguaçu com Cidade do Leste, Santa Helena e Porto Índio e ainda, Guaíra e Salto Del Guairá.
O amplo projeto concentra-se principalmente nestas aduanas. Com os recursos liberados do BID, o documento do Projeto de Gestão Coordenada de Fronteiras vai avançar com a meta de integra-las para ampliar o desenvolvimento sustentável, as ações que aproveitam o potencial econômico, acadêmico, social e cultural da região trinacional.
Números positivos e expectativa de mais crescimento
Danilo Vendruscolo foi atualizado com dados da delegacia da Receita Federal de Foz, que abrange os municípios lindeiros.
A região apresentou um crescimento de 11% do fluxo de caminhões em 2024 em relação a 2023 e em valores, um crescimento de 29%, puxado pelo aumento dos produtos das maquiladoras do Paraguai (indústrias).
O presidente paraguaio Santiago Peña tem como meta em seu governo gerar 500 mil novos empregos nas indústrias de maquilas e o principal mercado será o brasileiro passando por Foz, Santa Helena e Guaíra.
As lojas francas de Foz e Guaíra tiveram um crescimento de 11% em 2024 em relação ao ano anterior, faturando mais de 20 milhões de dólares.
A infraestrutura no lado paraguaio está melhorando com a construção de trechos importantes de asfalto já em execução ou em adiantados projetos.
Já está sendo feito o asfalto entre Porto Índio e Cruce Itakyry e projetado desde Sanga Funda a San Lorenzo e com isso, haverá um aumento significativo do fluxo de caminhões, gerando mais investimentos, empregos e renda para a região.
“Nós acreditamos muito nesta união entre Foz, Santa Helena e Guaíra, até porque estamos todos sob a jurisdição da mesma coordenação da Receita Federal”. Disse Danilo Vendruscolo.