Notícias da Região | Lindeiros

Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025

Com nova diretoria Conselho dos Lindeiros avança com planejamento e manutenção de ações assertivas

Diretoria quer envolvimento dos municípios em busca do desenvolvimento regional e conjunto dos lindeiros

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu está com nova diretoria, a qual fica à frente da entidade no período de 2025 e 2026. Com isso, algumas medidas estão sendo implementadas para dar o norte de gestão para os próximos dois anos. Na primeira reunião de diretoria algumas iniciativas foram elencadas.

Um processo de planejamento estratégico deve nortear as ações que serão colocadas em prática pela diretoria. Diversas iniciativas, parcerias e programas estão em andamento. Com a atuação em redes, já implementada, o objetivo é melhorar a dinâmica participativa e executiva. 

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp 

Um contato direto deve ser feito pelo presidente, prefeito de Medianeira, Antônio França Benjamim, e pelo vice-presidente, prefeito de Guaíra, Gileade Osti, aos demais gestores municipais associados para abordar os objetivos para os próximos dois anos.

Conforme o presidente, no planejamento estratégico, o que se busca é a participação dos membros do Conselho dos Lindeiros nas decisões, além de melhor direcionamento e foco, apoio para tomada de decisões e possibilidade de avaliação, melhoria contínua e readaptação.

Ações retomadas

Algumas ações devem ser retomadas, caso do uso e avaliação de destinação dos maquinários disponíveis para a pavimentação asfáltica com TSD (Tratamento Superficial Duplo). Quatro caminhões equipados, dois rolos compactadores e duas mini carregadeiras estão entre os maquinários que compõe dois kits asfálticos, disponibilizados pela Itaipu Binacional por intermédio de parceria com Conselho dos Lindeiros.

Sala de Projetos

Outra pauta que voltou as discussões é a implantação de uma sala de projetos. Foi avaliada a necessidade de estruturação da ferramenta para atender as demandas dos 16 municípios da região. “O objetivo é viabilizar iniciativas que, muitas vezes, não avançam devido à falta de projetos”, destaca o presidente. Antônio França Benjamim, destacou a importância de uma estrutura que atenda às diversas necessidades municipais. Algumas alternativas estão em estudo.

A solução mais viável, conforme entendimento dos diretores, seria a criação de um sistema com empresas cadastradas, permitindo a contratação conforme as demandas específicas de cada projeto. Além disso, sugeriu-se a formação de uma comissão técnica composta por profissionais dos municípios lindeiros, responsável por avaliar os projetos desenvolvidos, garantindo qualidade e eficiência na execução.

A iniciativa visa fortalecer os profissionais das prefeituras, facilitar a captação de recursos e garantir que os projetos sejam executados de forma estruturada e alinhada às necessidades.

Manutenção das redes de atuação

Dentro do trabalho em redes, há a sinalização para dar seguimento ao processo de implantação da Rede de Desenvolvimento Econômico. Concomitantemente, a proposta do presidente é desenvolver o setor agrícola, criando cadeias produtivas.

A recém-criada Rede de Saúde, formada por secretários e diretores de hospitais dos municípios, terá uma reunião em março para definir diretrizes. Também estão em pauta temas como o Fórum Permanente de Turismo Náutico, que visa o uso comercial do lago de Itaipu, a criação da Rede de Assessorias de Imprensa dos Municípios Lindeiros e a continuidade da Redes de Esportes, Rede de Educação Mais Ideb e Rede de Artesanato.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram