Notícias da Região | Caso Orelha

Sábado, 31 de Janeiro de 2026

Caso Orelha mobiliza manifestações em várias capitais do país

A morte do cão Orelha, em Florianópolis, motivou uma série de manifestações previstas para este fim de semana em diversas capitais do país. Em todos os atos, a principal pauta é a cobrança por justiça e a responsabilização dos envolvidos no episódio de maus-tratos contra animais.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Em São Paulo, a manifestação acontece às 10h de domingo (1º), no vão do MASP, e deve reunir ativistas da causa animal, autoridades e moradores. No mesmo dia, às 16h, manifestantes vão às ruas do Rio de Janeiro para pedir justiça por Orelha. O encontro está marcado para a altura do Posto 2, em Copacabana, na zona sul da capital.

Na capital federal, o protesto está programado para este sábado (31). A “Cãominhada da Justiça”, organizada pela associação Apdog, acontece às 16h, ao lado do ParkDog da CLSW, na região sudoeste de Brasília. Já em Belo Horizonte, o ato ocorre a partir das 10h de domingo (1º), na Feira Hippie. O lema da manifestação será “Crueldade não é acidente” e contará com a presença de ativistas da causa animal.

As manifestações integram uma mobilização nacional que ganhou força após a morte do cachorro comunitário conhecido como Orelha, na Praia Brava, em Florianópolis (SC). No dia 4 de janeiro, o cão, de cerca de 10 anos, foi agredido, segundo as investigações, e precisou ser submetido à eutanásia, procedimento realizado para abreviar o sofrimento do animal.

De acordo com a Polícia Civil, quatro adolescentes de classe média alta são os principais suspeitos de envolvimento no caso. As investigações indicam que a conduta do grupo pode ultrapassar o crime de maus-tratos, incluindo danos ao patrimônio e crimes contra a honra.

Além da morte de Orelha, a apuração aponta uma tentativa de afogamento contra um segundo cachorro, chamado Caramelo, que conseguiu escapar.

Nesta quinta-feira (29), a PCSC (Polícia Civil de Santa Catarina) apreendeu celulares e roupas de dois dos adolescentes suspeitos. Eles estavam nos Estados Unidos e desembarcaram ontem (29) no Aeroporto Internacional de Florianópolis, onde equipes do DEACLE e da DPA da Capital cumpriram mandados de busca e apreensão.

Em nota, advogados que representam um dos suspeitos afirmaram que a viagem ao exterior já estava programada e reforçaram que os adolescentes estão colaborando com as investigações conduzidas pela Polícia Civil.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram