Notícias da Região | Santa Helena

Sábado, 19 de Abril de 2025

Capitão de Fragata Uanderson detalha ‘Olho Vivo’ da Marinha no Paraná em visita estratégica a Santa Helena

O Capitão de Fragata, Uanderson Simonin Lauriano da Silva, comandante da estratégica Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), esteve em Santa Helena para apresentar um panorama detalhado das operações de segurança e fiscalização da CFRP em toda a extensa hidrovia do Rio Paraná e em sua sensível área de fronteira. Em entrevista exclusiva ao Jornal Correio do Lago, no quadro Ponto de Vista conduzido por Rafael Lima, o Capitão de Fragata revelou os desafios enfrentados e fez um alerta crucial à comunidade local sobre a importância da segurança aquática e os perigos da imprudência nas águas do Paraná.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Com uma trajetória naval que se iniciou em 1999 e que inclui passagens por diversas funções e localidades estratégicas, como a Amazônia e o comando de navios de grande porte como o Atlântico e o Navio Escola Brasil, o Capitão de Fragata Uanderson Simonin compartilhou sua expertise e a responsabilidade de liderar a Capitania Fluvial do Rio Paraná.

Um dos pontos centrais da conversa foi a intensificação do "Olho Vivo" da Capitania Fluvial do Rio Paraná em relação à segurança do tráfego aquaviário. O Capitão de Fragata expressou sua preocupação com o uso cada vez mais comum de embarcações de lazer, como as motos aquáticas, e a necessidade urgente de conscientização sobre as normas de navegação para evitar acidentes. A proximidade do torneio de pesca na região também elevou o debate sobre as medidas de segurança que serão implementadas pela CFRP para garantir a integridade dos participantes.

Em um alerta direto à comunidade de Santa Helena e região, o Capitão de Fragata Uanderson enfatizou os perigos da combinação entre álcool e pilotagem de embarcações, reiterando a autoridade da Marinha para realizar testes de bafômetro em condutores. A proteção do meio ambiente aquático também foi abordada, com o comandante destacando os esforços contínuos da CFRP no combate à poluição hídrica.

Além das questões operacionais e de segurança, a visita do Capitão de Fragata a Santa Helena também proporcionou um espaço para discutir o importante papel da Marinha na formação de novos membros, com a menção ao treinamento de recrutas e a histórica inclusão de mulheres nas fileiras da instituição.

Ao concluir a entrevista oficial, o Capitão Simonin compartilhou em tom informal sua positiva impressão de Santa Helena. Em conversa "em off" com a equipe do Correio do Lago, o comandante destacou a excelente estruturação da cidade, classificando-a como uma cidade muito bem-organizada, opinião essa confirmada também pelo Capitão de Corveta Sergio Oliveira, fiel escudeiro do Comandante Uanderson.

A presença do Capitão de Fragata Uanderson Simonin Lauriano da Silva em Santa Helena sublinha a atenção da Capitania Fluvial do Rio Paraná às particularidades e desafios desta importante área de fronteira, demonstrando um "Olho Vivo" constante para a segurança e o bem-estar de todos que utilizam e vivem às margens desta vital hidrovia.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram