Brasil | Deportação
Domingo, 26 de Janeiro de 2025
Brasil já havia pedido para deportados dos EUA não serem algemados
Os Estados Unidos alegam que as algemas evitam brigas durante o voo ou mesmo um sequestro do avião
Apesar de serem chocantes as cenas de brasileiros deportados dos Estados Unidos algemados nas mãos e pés, o procedimento é comum e mantido pelo governo americano como medida de segurança.
A CNN apurou que o Brasil já pediu várias vezes para as autoridades americanas reconsiderarem, mas a resposta sempre é a mesma: Washington alega que as algemas evitam brigas durante o voo ou mesmo um sequestro do avião.
Durante a pandemia da Covid-19, quando havia voos semanais de deportados, a discussão foi fortemente levantada. Mesmo assim, o uso das algemas não foi flexibilizado.
Apesar de voltarem ao seu país, enquanto estiverem dentro da aeronave americana ou no aeroporto, os brasileiros deportados são de responsabilidade dos EUA.
Para as autoridades americanas, são pessoas que tentaram se estabelecer sem visto legal no país deles. Viver ilegalmente nos Estados Unidos transforma o sonho americano em um verdadeiro pesadelo, seja qual for a nacionalidade e lado político.
A situação com o grupo de 88 brasileiros, os primeiros deportados por Trump, mudou no momento em que o Brasil decidiu enviar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e assumir a responsabilidade sobre eles, permitindo que o desembarque no destino final sem algemas.
CNN