Notícias da Região | Resgate
Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025
Bombeiros levam mais de cinco horas para resgatar gato que caiu em buraco de 15 metros de profundidade no Paraná
O resgate de um gato que caiu em um buraco de aproximadamente 15 metros de profundidade durou mais de cinco horas em Maringá, no norte do Paraná.
Para conseguir socorrer o animal, agentes do Corpo de Bombeiros usaram um pano em que ele costumava dormir, fazendo com que ele entrasse em uma caixa, que logo depois foi içada para a superfície.
De acordo com a tutora, Angélica Pietro, o gato Niko estava desaparecido desde a tarde de domingo (12). Ele foi encontrado na terça-feira (14) por pedreiros de uma construção, que ouviram os miados do animal em um buraco feito para a fundação da obra.
“Eu tenho o Niko há dois anos e ele nunca tinha fugido. Ele roeu a tela que tinha em casa e saiu. Como ele não gosta de barulho, acredito que ele tenha entrado no buraco por medo e acabou caindo. Se os pedreiros não tivessem ouvido e avisado, ele ia ser concretado”, contou Angélica ao g1.
Ao longo da tarde, os bombeiros realizaram várias tentativas de resgate, sem sucesso. A corporação explicou que não era possível um agente descer para pegar o gato, pois o local só tinha cerca de 60 centímetros de diâmetro.
Quando já estava anoitecendo, os agentes decidiram encerrar os trabalhos, que deveriam ser continuados no dia seguinte. Com isso, eles decidiram montar uma caixa com comida e água para Niko, e a tutora a ideia de colocar o pano que o gatinho costumava usar para dormir.
“Quando desceram a caixa com o paninho, acreditamos que ele sentiu o odor dele e entrou, mesmo desconfiado. Só assim a gente conseguiu resgatar o gatinho. A gente já tinha tentado algo semelhante, mas ele não tinha respondido. Ele já estava meio estressado e cansado, mas conseguiu ter reação para entrar na caixinha. Acreditamos que o item com o cheiro dele tenha ajudado muito no resgate”, explicou o tenente Lucas Ruiz Merchi.
Niko foi socorrido para um hospital veterinário de Maringá. Por ter ficado por um longo período dentro do buraco, o animal ficou desidratado, mas não teve ferimentos.
O gato precisou ficar internado, mas recebeu alta nesta quarta-feira (15).
"Foi uma emoção muito grande quando o Niko foi resgatado. Todo mundo chorou. Meus três filhos já estavam ficando doentes por estar sem ele. Agora que sabemos que eles está bem e em casa com a gente, dá um alívio”, disse a tutora.
G1
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp