Notícias da Região | Santa Helena
Segunda-feira, 14 de Julho de 2025
Atenção santa-helenenses, Sanepar alerta para golpes com uso de sites falsos
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) emitiu um alerta importante para os consumidores de Santa Helena e de todo o Estado: sites falsos estão sendo utilizados por golpistas para aplicar fraudes no pagamento de faturas de água.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
A recomendação da empresa é clara: acesse exclusivamente o site oficial www.sanepar.com.br. Qualquer variação deste endereço, mesmo que apareça como anúncio em sites de busca, não deve ser acessada. Também é possível utilizar os canais virtuais oficiais, como o aplicativo Sanepar Mobile, o telefone 0800 200 0115, o WhatsApp (41) 99544-0115 ou o e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br. As Centrais de Relacionamento presenciais também seguem atendendo normalmente.
O diretor comercial da Sanepar, Bihl Zanetti, explica que criminosos criam sites semelhantes ao oficial para emitir boletos falsos e desviar os valores pagos pelos clientes. “Isso tem ocorrido de tempos em tempos, e a Sanepar vem denunciando e orientando a população sobre o risco”, afirmou.
Atenção aos detalhes da fatura
O gerente-geral comercial da Sanepar, Thiago Semicek, reforça que o cliente deve verificar cuidadosamente as informações na fatura. No caso de pagamento via Pix, o beneficiário deve ser exclusivamente a Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, com CNPJ 76.484.013/0001-45.
Segundo ele, a Sanepar não envia QR Codes por WhatsApp ou SMS para pagamento via Pix. O código Pix válido aparece apenas nas faturas, inclusive nas segundas vias emitidas oficialmente pelo site ou aplicativo da empresa.
O que fazer se cair em um golpe
Caso o consumidor perceba que foi vítima de um golpe, a orientação é registrar boletim de ocorrência e entrar em contato com o banco onde o pagamento foi feito. O Banco Central disponibiliza o chamado bloqueio cautelar, que pode ser solicitado para tentar recuperar o valor pago.
A Sanepar também pede que casos de sites falsos sejam denunciados à empresa por meio do e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, para que as medidas cabíveis possam ser tomadas.
Correio do Lago com informações de Agência Estadual de Notícias (AEN)








