Notícias da Região | Santa Helena
Sábado, 24 de Maio de 2025
Atenção estudantes de Santa Helena: Edital do Enem 2025 é publicado; confira datas e regras

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta sexta-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União, o edital oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O exame é uma das principais portas de entrada para universidades públicas e privadas em todo o Brasil.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 26 de maio e 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante no site do Inep. A taxa de inscrição será de R$ 85, com pagamento até o dia 11 de junho, via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito (conforme o banco).
Datas das provas
As provas do Enem 2025 serão aplicadas em duas etapas: nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o território nacional, exceto nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30 – a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.
Como será o exame
No primeiro dia (9 de novembro), os participantes farão a prova de redação e as objetivas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A aplicação terá duração de 5h30.
No segundo dia (16 de novembro), serão aplicadas as provas de Matemática, Química, Física e Biologia, com duração de 5 horas.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, com início das provas às 13h30 (horário de Brasília). No primeiro dia, o término será às 19h; no segundo, às 18h30.
Certificação do Ensino Médio
Uma novidade anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, é a volta da possibilidade de obter certificação do ensino médio pelo Enem. Participantes com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, poderão utilizar os resultados para obter o certificado, desde que alcancem ao menos 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.
Nome social e acessibilidade
O edital garante o direito ao uso de nome social, sem necessidade de comprovação documental, desde que o nome esteja previamente cadastrado na Receita Federal. Pessoas travestis, transexuais ou transgêneros serão automaticamente reconhecidas pelo sistema.
Candidatos que necessitem de atendimento especializado ou recursos de acessibilidade devem solicitar o suporte no momento da inscrição. Todas as opções disponíveis estão descritas no edital.
Beneficiários do CadÚnico
Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e concluintes do ensino médio em 2025, que usarão o Enem para certificação ou declaração parcial de proficiência, não terão boleto gerado e estarão isentos da taxa automaticamente.
Para mais informações, acesse a Página do Participante no site do Inep e leia atentamente o edital completo.
Correio do Lago com informações de Agência Brasil