Internacionais | Renuncia

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024

Arcebispo da Igreja Anglicana renuncia após má condução de casos de abusos sexuais

O arcebispo da cidade de Canterbury, Justin Welby, o líder mais antigo da Igreja da Inglaterra – Igreja Anglicana -, renunciou por causa da forma como lidou com um caso de abuso infantil, de acordo com seu relato oficial.

“Tendo buscado a graciosa permissão de Sua Majestade, o Rei, decidi renunciar ao cargo de Arcebispo de Canterbury”, disse Welby em um comunicado nesta terça-feira (12).

A pressão sobre Welby aumentou nos últimos dias, após uma revisão independente do caso de abuso cometido por John Smyth, um falecido advogado britânico considerado o pior abusador em série ligado à Igreja da Inglaterra.

O relatório incriminador, encomendado pela igreja e divulgado em 7 de novembro, rastreou um “padrão preocupante de deferência” a Smyth, concluindo que “um crime grave foi encoberto”.

Na declaração de renúncia de Welby, ele disse que a revisão “expôs a conspiração de silêncio mantida há muito tempo sobre os abusos hediondos de John Smyth”.

“Quando fui informado em 2013 de que a polícia havia sido notificada, acreditei erroneamente que uma resolução apropriada viria a seguir”, acrescentou Welby. “Está muito claro que devo assumir a responsabilidade pessoal e institucional pelo longo e traumatizante período entre 2013 e 2024.”

Em sua declaração, o arcebispo disse que os “horários exatos” de quando ele oficialmente deixará o cargo ainda não foram decididos e seriam estabelecidos “assim que uma revisão das obrigações necessárias for concluída”.

Isso deixa em aberto a possibilidade de que o arcebispo permaneça no cargo durante o período de Natal, enquanto o processo de encontrar seu sucessor deve levar muitos meses.

Welby, 68, fará 70 anos em 6 de janeiro de 2026, a idade de aposentadoria dos bispos na Igreja da Inglaterra, o que significa que ele tinha apenas um pouco mais de um ano restante no cargo.
Embora seja costume que os arcebispos de Canterbury sejam elevados à Câmara dos Lordes, a câmara alta do parlamento britânico, depois de deixarem o cargo, as circunstâncias da renúncia de Welby provavelmente trarão oposição a tal movimento.

Welby, um ex-executivo do petróleo, assumiu seu posto em março de 2013 e foi escolhido como um gerente habilidoso, juntamente com sua habilidade de manter diferentes grupos na igreja juntos e focar na evangelização. No entanto, desentendimentos sobre relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo fraturaram a unidade da igreja e testaram sua autoridade.

Sobre abuso, ele se descreveu como “envergonhado” da igreja, embora tenha insistido que buscava melhorar a resposta da igreja.

Uma renúncia do Arcebispo de Canterbury é extremamente rara na história da igreja, e uma renúncia sobre o tratamento de abuso não tem precedentes. A decisão de Welby de se retirar ressalta como o abuso sexual prejudicou a credibilidade da igreja, com responsabilização exigida de seus líderes.

CNN.