Notícias da Região | Fronteira

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024

Anteprojeto de novo asfalto no Paraguai deverá ser entregue brevemente em Assunção

Empresários da região entre Itaipu Porã e San Lorenzo arrecadaram recursos para agilizar projeto

Empresários ligados ao setor agropecuário da região compreendida entre o Porto de Itaipu Porã e San Lorenzo, muitos integrantes da Comissão Coordenadora de Agricultores da Região Norte do Paraguai, se cotizaram para viabilizar recursos afim de agilizar o projeto do novo asfalto no trecho.

Já estão adiantadas as negociações com o Governo Central do Paraguai, através da comissão que é presidida pelo brasiguaio Doacir Bianchet. O projeto tem o apoio do senador Javier Zacarías Irún e do concejal departamental (deputado estadual) Nelson Espinola.

O novo projeto deverá ser entregue já no mês de novembro deste ano de 2024 e a expectativa é de que ele seja aprovado e logo sejam viabilizados recursos para licitar o trecho.

Ainda em agosto, com a intervenção destas duas autoridades parlamentares, uma comitiva esteve em Assunção, capital paraguaia e se encontrou com a ministra de Obras Públicas Claudia María de la Paz Centurión Rodríguez e depois com o vice-presidente da república, Pedro Alliana.

Melhoria na infraestrutura do Paraguai beneficia comércio exterior via Porto de Santa Helena

Com o asfalto que já está sendo construído entre Porto Índio e Cruce Itakyry a expectativa é de pelo menos dobrar o movimento fronteiriço de comércio exterior, via Porto de Santa Helena e se for concretizada esta outra obra reivindicada, aumentará ainda mais os negócios entre os dois países.

O asfalto que vai contemplar um sonho antigo da região é entre Itaipu Porã, conhecido também como porto de Sanga Funda no município de San Alberto e San Lorenzo, Troncal 3, em Minga Porã. O pavimento solicitado na rodovia de aproximadamente 50 km, tem mais ou menos 25km em cada um dos municípios citados.

O trecho é uma rota de trânsito de caminhões graneleiros, para exportação para o Brasil, transitando diariamente cerca de 50 caminhões de grande porte e muitos outros de menor capacidade, por isso são necessárias estas obras de melhorias rodoviárias.

Por Elder Boff - Assessoria PMSH

(Foto e ilustração: Arquivo)

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp