Esporte | Grêmio

Domingo, 09 de Fevereiro de 2025

Análise: por que o Grêmio não conseguiu ser superior ao Inter no Gre-Nal

Mesmo saindo na frente, Tricolor falhou na defesa durante todo clássico e levou o empate logo na sequência na Arena

O Grêmio não fez por merecer a vitória no Gre-Nal 444, na noite de sábado, na Arena. Mais do que isso, pouco fez até pelo empate que se concretizou, visto que foi inferior ao rival durante todo clássico. Mesmo saindo na frente no placar, com um gol mais achado do que trabalhado, inclusive.

Gustavo Quinteros elogiou o adversário logo nas primeiras palavras da entrevista coletiva. Ressaltou um Inter mais construído, pelo tempo de trabalho de Roger e o recente desempenho no Campeonato Brasileiro. De fato, a superioridade colorada foi notória na Arena.

Em campo, o Grêmio foi deficitário em alguns aspectos. Estava mais espaçado, principalmente entre a zaga e o meio de campo, permitindo liberdade aos avanços do Inter. A equipe perdia muitos embates pela posse de bola e a defesa esteve exposta em muitas ocasiões.

A sorte esteve ao lado do Grêmio, como quando Wesley, aos 16 minutos, apareceu livre de frente para Grando, mas jogou para fora uma chance incrível. O atacante já tinha passado como quis pela defesa do lado direito, aos 11, mas não teve um bom chute, e tentou mais tarde, aos 26.

No segundo tempo, a bola aérea voltou a atormentar os gremistas. Aos dois minutos, Borré cabeceou entre os defensores e obrigou Grando a boa defesa, e Victor Gabriel isolou o rebote.

Aos sete, Thiago Maia também teve a chance, mas errou o alvo. Entre esses lances, Borré perdeu outra oportunidade, por baixo, passando fácil por Rodrigo Ely.

O Grêmio teve uma chegada com Aravena, acertando a trave, mas o lance estava impedido. Até então, a única chance clara havia sido com Pavon, no fim do primeiro tempo.

Eis que, aos 20 da etapa final, uma cobrança de falta de Cristaldo foi interceptada por Wanderson com o braço. Pênalti após revisão no vídeo. Braithwaite converteu e abriu o placar.

Um gol encontrado pelo Grêmio, que não criava para estar na frente. O resultado, é claro, nem sempre condiz com o que o campo mostra. Porém, a vantagem tricolor durou apenas dois minutos. O fantasma da bola aérea assombrou num cabeceio de Fernando sem chances para Grando.

Aqui um problema corriqueiro, ainda de temporadas anteriores, e o próprio Quinteros admitiu o erro e a necessidade de trabalhar mais a solidez defensiva, não apenas pelo alto. Sempre sincero nas declarações, o treinador voltou a bater na tecla das contratações.

O elenco do Grêmio carece de peças. Em alguns setores, é de urgência. O time chegou ao primeiro Gre-Nal do ano, mais de um mês depois do início da pré-temporada, sem um lateral-esquerdo. Viery, zagueiro e ainda inexperiente, precisou mais uma vez entrar "na fogueira".

"Há que melhorar com trabalho e incorporações", disse Quinteros. Questionado se há demora em receber reforços, lamentou não ter mais jogadores à disposição no momento e garantiu um time mais forte e competitivo. Alguns nomes serão confirmados nesta semana.

A partir disso, se poderá almejar verdadeiramente uma equipe que possa competir em alto nível. O Grêmio de Quinteros encantou algumas partidas do Gauchão diante de rivais bem abaixo.

Porém, a semana contra times de Série A mostrou outra realidade, tanto na derrota com reservas para o Juventude, quanto na inferioridade no Gre-Nal na Arena.

G1