Internacionais | Alagamentos

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Alagamentos mobilizam defesa civil na China; Xi Jinping pede esforço concentrado

Mudanças climáticas alteram padrão de chuvas e colocam infraestrutura do gigiante asiático sob risco

 A emissora estatal chinesa CCTV exibiu na quarta-feira (19) imagens de equipes de resgate retirando residentes de suas casas na região de Guangxi, no sul da China, e na província de Fujian.

Pelo menos uma dúzia de pessoas morreram em inundações ou deslizamentos de terra induzidos pelas chuvas nos últimos dias, com a estação anual de inundações nas províncias do sul da China a pleno vapor.

A agência de notícias oficial Xinhua disse que o presidente chinês, Xi Jinping, apelou a todos os esforços para combater as inundações no sul, exigindo todo o esforço possível para resgatar os perdidos e presos.

As mortes durante as cheias anuais de verão na China diminuíram drasticamente em relação aos milhares registados anualmente na década de 1990, à medida que as autoridades reforçavam as medidas de controle das cheias, como a construção de barragens. No entanto, as condições meteorológicas extremas dos últimos anos, incluindo precipitações recorde, tornaram a China vulnerável a inundações intensas e a catástrofes como deslizamentos de terra súbitos, muitas vezes nas zonas montanhosas, mas povoadas.

CNN