Internacionais | O avião de Trump

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Air Force One, avião de Trump, retorna a base aérea após problema elétrico

O presidente americano estava a bordo da aeronave que seguia para o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Mais de duas horas após a primeira decolagem, Trump continuou a viagem em um avião menor.

O Air Force One, avião presidencial dos Estados Unidos, enfrentou um problema elétrico e teve que retornar à Base Conjunta Andrews, em Maryland, nesta terça-feira (20), no horário local — quarta-feira (21), no horário de Brasília.

O presidente americano, Donald Trump, estava a bordo da aeronave a caminho do Fórum Econômico de Davos, na Suíça. O problema foi detectado cerca de 30 minutos depois da decolagem. (Veja no vídeo acima o momento da decolagem).

Segundo comunicado da Casa Branca, a tripulação identificou um "pequeno problema elétrico".

"Após a decolagem, a tripulação do Air Force One identificou um pequeno problema elétrico. Por excesso de cautela, a aeronave está retornando à Base Conjunta Andrews. O presidente e sua equipe embarcarão em outro avião e seguirão viagem para a Suíça", disse o comunicado.
Segundo a agência de notícias Reuters, a aeronave pousou, em segurança, por volta da 1h10, no horário de Brasília. Por volta das 2h em Brasília, mais de duas horas depois da primeira decolagem, o presidente seguiu viagem em um avião menor.

Por conta da troca de aviões, é possível que a agenda de Trump nesta quarta-feira em Davos se atrase —inicialmente, ele discursaria no fórum às 10h30 no horário de Brasília. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que o presidente atrasaria três horas.

G1