Internacionais | Espaço aéreo restrito
Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025
Aeronave de combate a incêndio colide com drone ilegal
Dispositivo sobrevoava um espaço aéreo restrito sobre o incêndio Palisades, em Los Angeles
Uma aeronave de combate a incêndios colidiu com um drone voando em espaço aéreo restrito sobre o incêndio Palisades na quinta-feira, de acordo com a Administração Federal de Aviação.
O avião Super Scooper Quebec 1 “sofreu danos na asa e continua no solo e fora de serviço. Não houve feridos relatados”, anunciou Erik Scott, o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Los Angeles.
A colisão causou o encalhamento temporário de todas as aeronaves que operavam no incêndio Palisades, informou o The War Zone, citando o Cal Fire.
Foi um dos dois aviões implantados com a capacidade de recolher mais de 1.500 galões de água do oceano para lançar em incêndios ativos, declarou o The War Zone.
A colisão aérea está agora sob investigação pela FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA), que relata que a aeronave de combate a incêndios pousou com segurança.
A FAA ressaltou na quinta-feira (9) à noite que “não autorizou ninguém não afiliado às operações de combate a incêndios de Los Angeles a pilotar drones” em espaço aéreo restrito estabelecido sobre os incêndios florestais.
“A FAA trata essas violações com seriedade e considera imediatamente uma ação rápida de punição para essas infrações”, disse a agência.
Ela disse que drones próximos ao combate aéreo de incêndios podem aterrar aviões-tanque, reduzir o tempo de resposta ao fogo e custar vidas.
A FAA não especificou qual agência estava operando a aeronave de combate aéreo a incêndios.
Dados de rastreamento de voo mostraram aviões-tanque e helicópteros da Cal Fire, assim como os dos departamentos de bombeiros do condado e contratados do governo operando sobre os incêndios florestais de Los Angeles na quinta-feira.
CNN