Brasil | Golpe

Domingo, 31 de Agosto de 2025

Acreditando em condenação e fuga de Bolsonaro, Moraes reforça monitoramento na casa de Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou neste sábado (30) que a Polícia Penal do Distrito Federal realize monitoramento presencial na área externa da residência de Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. A medida foi tomada diante de um potencial risco de fuga do ex-presidente, às vésperas do julgamento sobre a chamada trama golpista.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar na capital federal, utilizando tornozeleira eletrônica. O monitoramento presencial determinado pelo ministro refere-se especificamente à parte descoberta da residência, ainda que cercada dentro do terreno. A decisão ocorre após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionar, na sexta-feira (29), contrária ao pedido da Polícia Federal para incluir monitoramento dentro da casa de Bolsonaro. No entanto, a PGR reconheceu que haveria risco maior na área externa do imóvel.

Além do monitoramento presencial, Moraes determinou que sejam realizadas vistorias nos habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da residência do ex-presidente, com o objetivo de reforçar as atividades de fiscalização.

Na última terça-feira (26), Moraes já havia determinado que a Polícia Penal do Distrito Federal passasse a monitorar o endereço de Bolsonaro 24 horas por dia. O ministro justificou a medida como necessária para afastar eventuais riscos de fuga do ex-presidente.

CGN