Notícias da Região | Curiosidades
Segunda-feira, 14 de Julho de 2025
Aconteceu em 14 de Julho: Momentos que fizeram história
O dia 14 de julho está repleto de acontecimentos marcantes ao longo dos séculos. Abaixo, uma seleção de eventos históricos que ocorreram nesta data:
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Em 756, durante a Rebelião de An Lushan, o imperador chinês Xuanzong fugiu da capital Changan enquanto as forças rebeldes se aproximavam da cidade. Já em 982, o rei Oto II e seu exército franco foram derrotados pelas forças muçulmanas comandadas por al-Qasim, no sul da Itália.
No ano de 1223, Luís VIII tornou-se rei da França após a morte de seu pai, Filipe II. Em 1420, os hussitas tchecos, liderados por Jan Žižka, venceram a decisiva Batalha de Vítkov contra o exército cruzado do Sacro Império Romano-Germânico.
Outro destaque do século XV é o episódio de 1430, quando Joana d’Arc foi entregue ao bispo Pierre Cauchon, após ser capturada pelos borgonheses.
Em 1570, o papa São Pio V publicou o Missal Romano do Concílio de Trento, dando origem à Missa Tridentina. Já em 1596, tropas inglesas e holandesas saquearam a cidade de Cádiz, na Espanha, durante a Guerra Anglo-Espanhola.
No continente americano, em 1769, uma expedição liderada por Gaspar de Portolá partiu em busca do Porto de Monterey, atual Monterey, na Califórnia.
O evento mais simbólico desta data é, sem dúvida, a Tomada da Bastilha, em 1789, em Paris, que marcou o início da Revolução Francesa. Um ano depois, em 1790, os franceses celebraram a Fête de la Fédération, evento de união nacional.
Em 1791, ocorreram distúrbios em Birmingham, Inglaterra, contra o cientista Joseph Priestley, defensor da Revolução Francesa. No front europeu, em 1808, foi travada a Batalha de Lapua durante a Guerra Finlandesa.
No Brasil, 1820 marcou a inauguração da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Dois anos depois, em 1822, o governo imperial proibiu o desembarque de tropas portuguesas no país.
Em 1881, o notório fora da lei Billy the Kid foi morto pelo xerife Pat Garrett nos Estados Unidos. Já em 1899, Luiz Galvez declarou a independência da República do Acre, separando-a da Bolívia.
Durante a Rebelião dos Boxers, em 1900, os exércitos da Aliança das Oito Nações tomaram a cidade de Tientsin, na China. Já em 1902, o explorador Agustín Lizárraga avistou pela primeira vez as ruínas de Machu Picchu. No mesmo ano, o campanário da Praça de São Marcos, em Veneza, desabou.
Em 1909, foi inaugurado o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 1914, a cidade de Santos criou a Bolsa do Café. Um ano depois, iniciou-se a correspondência entre Hussein bin Ali, o Sharif de Meca, e o britânico Henry McMahon, sobre a Revolta Árabe contra o Império Otomano.
Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, teve início a Batalha de Delville Wood, parte da Batalha do Somme. Já em 1933, na Alemanha nazista, todos os partidos políticos foram proibidos, com exceção do Partido Nazista. Nesse mesmo ano, também teve início o programa de eugenia que determinava a esterilização compulsória de pessoas com distúrbios genéticos.
Em 1950, durante a Guerra da Coreia, começou a Batalha de Taejon. No ano seguinte, em 1951, a Ferrari venceu pela primeira vez uma corrida de Fórmula 1, no GP de Silverstone.
Em 1957, Rawya Ateya se tornou a primeira mulher a assumir um assento parlamentar no mundo árabe. No Iraque, em 1958, ocorreu a Revolução de 14 de Julho, que depôs a monarquia e levou Abd al-Karim Qasim ao poder.
No campo espacial, em 1965, o satélite Mariner 4 enviou as primeiras imagens de Marte para a Terra. Já em 1960, um voo da Northwest Orient Airlines caiu nas Filipinas, matando uma pessoa.
Em 1969, após uma derrota no futebol, Honduras e El Salvador entraram em confronto no que ficou conhecido como Guerra do Futebol. Em 1983, o Japão testemunhou o nascimento de um clássico: foi lançado o jogo Mario Bros., marco da história dos videogames.
O formato de áudio MP3 foi lançado em 1995, revolucionando a forma de ouvir música. Em 2002, o presidente francês Jacques Chirac escapou de um atentado durante o desfile do Dia da Bastilha.
Já em 2015, a sonda espacial New Horizons fez o histórico sobrevoo em Plutão após mais de nove anos de viagem. Um ano depois, em 2016, um ataque terrorista em Nice, na França, resultou na morte de 86 pessoas e mais de 400 feridos.
Assim, o 14 de julho se consolida como uma data histórica recheada de acontecimentos que moldaram o curso da política, cultura, ciência e sociedade ao redor do mundo.








