Notícias da Região | Vida e morte

Quinta-feira, 24 de Julho de 2025

24 de Julho na História: Nascimentos e mortes que marcaram o mundo

O dia 24 de julho é marcado por importantes acontecimentos no campo das artes, política, literatura e esportes, com o nascimento e falecimento de personalidades que deixaram sua marca na história mundial.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Nascimentos que marcaram a história

Um dos nomes mais emblemáticos nascidos nesta data é o de Simón Bolívar (1783), líder político e militar sul-americano responsável por libertar diversos países do domínio espanhol, como Venezuela, Colômbia, Bolívia, Equador e Peru.

No campo da literatura, nasceram nesta data o escritor francês Alexandre Dumas, pai (1802), autor de clássicos como Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo; e o brasileiro Alphonsus de Guimaraens (1870), expoente da poesia simbolista. O também brasileiro Raimundo de Farias Brito (1862), filósofo e ensaísta, compartilha a data com Guilherme de Almeida (1890), poeta e tradutor conhecido como o “príncipe dos poetas brasileiros”.

Na literatura contemporânea, destaca-se a escritora brasileira Elisa Lispector (1911), irmã de Clarice Lispector.

A data também celebra os nascimentos de grandes nomes das artes cênicas e da música, como Amelia Earhart (1897), pioneira da aviação; o ator brasileiro Jece Valadão (1930); e Lynda Carter (1951), eterna Mulher-Maravilha da televisão.

Entre os brasileiros contemporâneos, nascem em 24 de julho a jornalista Isabele Benito (1980), a atriz Maria Casadevall (1987), e o skatista Luiz Francisco (2000), nome promissor no esporte olímpico.

Na música, temos Beatriz (1974), cantora brasileira; e, no cinema, o diretor Gus Van Sant (1952), responsável por filmes como Gênio Indomável.

Mortes que deixaram saudade

A data também marca o falecimento de figuras notáveis, como o político norte-americano Martin Van Buren (1862), oitavo presidente dos Estados Unidos.

No campo da literatura, partiram neste dia o escritor japonês Ryūnosuke Akutagawa (1927), considerado o pai do conto japonês moderno, e o polonês-americano Isaac Bashevis Singer (1991), ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.

Entre os artistas brasileiros, lembramos a morte do ator e humorista Rogério Cardoso (2003), conhecido por personagens icônicos como o “Rolando Lero” da Escolinha do Professor Raimundo, e da cantora Zezé Gonzaga (2008). Em 2023, o Brasil perdeu duas grandes vozes femininas: Doris Monteiro e Leny Andrade, ambas ícones da música popular brasileira.

No cenário internacional, faleceu neste dia o ator britânico Peter Sellers (1980), eternizado por seu papel como o atrapalhado inspetor Clouseau na série A Pantera Cor-de-Rosa.

Esses nomes, nascidos ou falecidos em 24 de julho, representam contribuições valiosas em diversas áreas, e suas histórias continuam a influenciar gerações.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram