Cotidiano

21.12.2008

SECRETARIADO EM SANTA HELENA

Um silêncio impera predominante quando o assunto é a composição do novo secretariado para o início do próximo mandato. A prefeita Rita Maria Schimidt não fez nenhuma menção a este assunto para a imprensa, nem sequer para correligionários mais chegados. Algumas fontes dizem que Rita nomeará pelo menos três secretários para fazer levantamentos e traçar perspectivas, inclusive no que tange à manutenção ou mudança no número de secretarias. Sabe-se que o prefeito Giovani Maffini diminuiu o número de pastas no primeiro escalão, de 12 para sete, depois acabou recriando uma secretaria para o setor de abastecimento e prevenção.

Partidos

Os partidos políticos que integram a coligação e principalmente os maiores terão com certeza, deverão integrar as secretarias. O destaque deve ser para o partido da prefeita, o PP, mas não deverão ficar de fora do primeiro escalão, o PTB, do vice Edimar Santin e nem tampouco o Democratas, que garantiu representatividade no poder legislativo. Ainda há uma incógnita em relação ao PSDB, que elegeu também sua vereadora, Marilaine Mânica, esta que apoiou declaradamente Silom e depois Rita.

Companheiro é companheiro

Quando participou, acompanhada de seu esposo Silom, de uma palestra em Foz, por parte do presidente do Tribunal de Contas, Rita ouviu de Nestor Baptista uma frase que lhe soou bem nos ouvidos: “Os prefeitos e prefeitas devem privilegiar sim os companheiros, mas coloquem gente competente para cada setor”.

Nomes

Os nomes, se é que já foram definidos alguns, estão mantidos a sete chaves. Por enquanto, fica só no imaginário. É certo que algumas conversas, fazem o próprio povo antever algumas situações, mesmo que, alguns futuros possíveis secretários, se destacaram no transcorrer da campanha, o que é natural.

Mostrar serviço

Rita Schimidt vai querer mostrar serviço e tem tudo na mão para fazer um bom governo. E ela, melhor do que ninguém sabe que boas escolhas para cada setor dentro da administração, é preponderante para o sucesso que almeja. Ela tem experiência própria e um estrategista político para trocar idéias no café, no almoço e no jantar. É claro que, ao tocar a cabeça no travesseiro, é melhor descansar!

Elder Boff