Carreira e Negócios

17.01.2012

CARREIRA & NEGÓCIOS - EDIÇÃO 64

Atendimento: Caminhando juntos – Qualidade do produto e da prestação do serviço precisam andar juntas para que o cliente fique plenamente satisfeito. De nada adianta oferecer um excepcional produto, se o atendimento for ruim. Qualquer problema que venha a acontecer com o atendimento anulará a boa reputação do produto.


Marketing: Social Commerce – Muitas empresas estão aproveitando o potencial das mídias sociais para interagir com seus prospects e clientes. Através de promoções, campanhas e outras estratégias, é possível fixar a marca, divulgar seus produtos e prospectar novas oportunidades de negócio.  Twitter, Facebook e outras mídias são excelentes opções para investir no social commerce.


Vendas: Não ofereça tudo – No Brasil, os vendedores tem mania de dar descontos. Se você pode oferecer até 10% de desconto, comece com 2% e vá negociando progressivamente. Os dois lados precisam ceder. A margem de desconto precisa ser uma ferramenta de negociação para que o cliente entenda que é preciso dar algo em troca do abatimento.

 

Liderança: Boas práticas – Bons líderes se inspiram em outras pessoas que exercem liderança. Seja na sua empresa, no concorrente ou em qualquer outra situação. Observar o que os outros fazem de bom é uma grande oportunidade de adquirir conhecimentos e aplicar na liderança da equipe. Fique de olho no que os outros tem de melhor a copie!

 

Empreendedorismo: Analisando indicadores – Empreendedores de sucesso estão sempre de olho em indicadores para compreender a saúde do negócio. Através de algumas análises é possível verificar se sua empresa está indo bem ou não em determinadas situações. Análise de turnover, ponto de equilíbrio e ticket médio são apenas alguns exemplos de indicadores.


Recursos Humanos: Surpreenda seu pessoal – Se os seus colaboradores já sabem o que você fará para motivá-los durante o ano, está na hora de rever suas estratégias. Surpreender positivamente as pessoas sempre gera resultados positivos. Utilize novos estímulos para fazer com que seus colaboradores estejam motivados.

Carreira: Continue aprendendo – Henry Ford (Fundador da Ford) foi muito sábio ao dizer: “Quem para de aprender envelhece, tenha 20 ou 80 anos. Quem continua aprendendo se mantém jovem”. Eu ousaria dizer que, quem continua aprendendo, se mantém competitivo e estará apto a assumir as melhores posições na carreira.

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André Vinícius da Silva é professor universitário, consultor e palestrante de vendas com foco em desenvolvimento de pessoas, negociação e marketing digital. Possui certificação nacional em vendas e MBA em Gestão de RH. É autor do livro: O melhor do desenvolvimento pessoal e empresarial (Editora Dracaena). Escreve semanalmente a coluna Carreira e Negócios para mais de sessenta mídias em todo Brasil e é fonte das principais revistas, jornais e sites quando o assunto é vendas. Acesse www.andrevinicius.com Siga no twitter: @professorandre

Prof. André Vinícius