André Vinícius

27.11.2011

CARREIRA & NEGÓCIOS - EDIÇÃO 59

Atendimento: Relacionamento é primordial – Se, por algum motivo, sua empresa falhar na parte técnica, isto ainda poderá ser revertido se você tiver um relacionamento sensacional com o seu cliente. O contrário já não acontece. Se você não se relacionar bem com o seu cliente, nada que você faça terá sentido para ele.


Marketing: Você está capacitando seu cliente? – Uma das mais eficazes estratégias de marketing é capacitar o cliente para comprar o seu produto. Se a sua empresa vende frango, o que acha de oferecer receitas para os clientes? Você precisa transmitir a seguinte mensagem: “Nosso produto tem utilidade e estamos ensinando você a utilizar”.

 

Vendas: Pareto não era vendedor, mas... – O princípio de Pareto diz que 80% dos seus resultados são provenientes de 20% de suas ações. Isso pode ser aplicado nas vendas, da seguinte maneira: 80% do seu faturamento é resultado de 20% dos seus clientes; Ouça durante 80% da entrevista de vendas e argumente durante 20%.

 

Liderança: As pessoas querem contribuir – As pessoas querem aprender coisas novas, sentir que contribuíram. Essas pessoas desejam sentir que o resultado de suas ações faz diferença na empresa. Elas precisam sentir que estão executando um trabalho de valor. Poucas pessoas se motivam apenas pelo dinheiro.

 

Empreendedorismo: Novas mídias, boas oportunidades – Com a popularização da Internet, novas oportunidades estão surgindo. Se você é um empreendedor, não pode ficar de fora deste meio de comunicação que está transformando pequenas idéias em grandes negócios de sucesso. A Internet é o “Oásis do empreendedor” do século XXI.


Recursos Humanos
: Promover, estimular ou demitir? – Para facilitar o processo de decisão entre promover, estimular ou demitir um colaborador, costumo adotar a seguinte regra: Promover se o colaborador tiver conhecimento, resultado e atitude. Estimular se faltar conhecimento e resultado e demitir, caso ele não tenha atitude.


Carreira: A minha verdade – Todo profissional deveria promover um momento de reflexão chamado “A minha verdade”. Neste momento ele deve procurar as respostas para as seguintes questões: Por que estou aqui? Estou fazendo o meu melhor? Posso fazer mais do que isso? Ao buscar a resposta para estas três perguntas, ele conseguirá compreender o que precisa ser feito para trilhar o caminho do sucesso.

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André Vinicíus é professor universitário, consultor e palestrante de vendas com expertise em marketing digital e desenvolvimento pessoal. Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificação de qualidade em vendas VendaMais. É autor de dois livros na área de negócios. Colunista das principais mídias impressas e eletrônicas do país na área de negócios. Acesse www.andrevinicius.com. Siga-o no Twitter: @professorandre. E-mail: andre@andrevinicius.com

André Vinícius