André Vinícius

16.11.2011

CARREIRA & NEGÓCIOS - EDIÇÃO 57

Atendimento: Evite a padronização – Não trate os clientes como iguais, por um motivo bem simples: eles são diferentes. Quando você padroniza o atendimento, está cometendo o seguinte erro: As pessoas querem se sentir únicas e a padronização faz com que elas pareçam iguais. Não estou dizendo que você não deva ter um método formatado para atendimento, mas sim cuidar para que cada cliente se sinta especial.


Marketing: Não trabalhe para o concorrente – Toda as estratégias em redes sociais geram resultados expressivos quando são apoiadas em três pilares: Conteúdo, meio e timing. Conteúdo: A informação que você compartilha precisa ter valor para quem recebe. Meio: Qual é o canal que você está utilizando? Timing: A informação está sendo transmitida no momento certo?

 

Vendas: Não trabalhe para o concorrente – Se você não superar a objeção, estará indiretamente trabalhando para o concorrente. É a mais pura verdade. Você apresenta o produto, disponibiliza as informações, fala das características, vantagens e benefícios. Seu cliente estará muito bem informado e caso você não responda à sua objeção, ele comprará do concorrente que não terá mais o trabalho de apresentar o produto.

 

Liderança: Agente de mudança – O líder precisa ser agente de mudança na empresa. De nada adiante ter um líder que não se envolve com os objetivos da empresa. Promover a mudança de seus colaboradores para melhor é função do líder que faz acontecer. Mas tudo isso só será possível se também for a vontade dos liderados.

 

Empreendedorismo: Busque a simplicidade – Nem sempre as melhores idéias são aquelas que parecem mais mirabolantes. A solução, às vezes está ali na sua frente e você não enxerga. A simplicidade é o que pode levar sua empresa ao topo. Uma idéia que talvez pareça simples demais, pode ser capaz de causar uma revolução no seu negócio. Pense nisso!


Recursos Humanos
: Procurar culpados não resolve – Não é função do RH buscar desculpas ou culpados para os problemas da empresa. O RH precisa unir esforços em busca de soluções. De nada adianta dizer: “Estamos nessa situação ruim por isso e aquilo”. O importante é pensar: “O que estamos fazendo para sair desta situação?”.


Carreira: Pequenas ações – Muitas vezes perseguimos tanto o objetivo, que acabamos nos esquecendo da caminhada. O profissional precisa comemorar cada etapa em busca de suas metas. Lembre-se de que todo objetivo é conquistado degrau a degrau e cada passo rumo ao topo merece ser festejado. Lembre-se de que o sucesso é a soma das pequenas ações.  


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André Vinicíus é professor universitário, consultor e palestrante de vendas com expertise em marketing digital e desenvolvimento pessoal. Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificação de qualidade em vendas VendaMais. É autor de dois livros na área de negócios. Colunista das principais mídias impressas e eletrônicas do país na área de negócios. Acesse www.andrevinicius.com. Siga-o no Twitter: @professorandre. E-mail: andre@andrevinicius.com

 

 

André Vinícius