Carreira e Negócios

05.09.2011

CARREIRA & NEGóCIOS - EDIÇÃO 47

Atendimento: Atencioso sim, grudento não – Muita gente passa dos limites na hora de atender o cliente e confunde atenção com chateação.  Você pode estar disponível para o cliente, sem, no entanto, sufocá-lo. Dê liberdade para  o cliente faça as próprias escolhas, porém fique por perto para mostrar que você se importa com ele.

 

Marketing: Não durma no ponto – O serviço de marketing de sua empresa não pode estacionar. O que funciona hoje pode não servir amanhã. As estratégias de marketing precisam acompanhar a evolução do mercado e o comportamento do consumidor. Você precisa estar em sintonia com o seu público.

 

Vendas: Facilite a vida do cliente – Há situações em que o cliente não compra simplesmente porque vê dificuldades em todo processo. Os corretores de imóveis são um exemplo claro disso. Eles, muitas vezes, são incapazes de agilizar a parte burocrática do imóvel e financiamento para facilitar a compra do cliente.

 

 

Liderança: Propor é melhor do que impor – Impor as coisas é uma excelente maneira de obter o fracasso na relação com os seus liderados. O líder não pode ser impositivo porque isto soa como arrogância e gera rejeição por parte da equipe. Ao invés de impor, experimente propor as mudanças e faça com que a equipe participe da decisão. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Empreendedorismo: Tenha sempre um plano de negócios – Você nunca sabe quando encontrará por acaso aquele investidor que pode se interessar pelo seu negócio. Tenha sempre em mãos um plano de negócio. Quando identificar alguém com perfil de investidor, mostre as suas idéias. Assim fica mais fácil convencê-lo a apostar no negócio.

 

Recursos Humanos: Treinamento x Lucratividade – Uma pesquisa realizada pela (Sociedade Norte-Americana de Treinamento e Desenvolvimento) constatou que “Empresas que investiram em treinamento  tiveram seus lucros aumentados em 57% após quatro anos”. Tal informação comprova que o treinamento de colaboradores é proporcional a lucratividade da empresa. Preciso dizer mais alguma coisa? 


Carreira
: Cuide do seu perfil virtual – A internet é uma excelente via para divulgar, mas também pode arruinar sua carreira. Cuide do seu perfil na grande rede. Evite falar mal dos outros, publicar opiniões polêmicas ou freqüentar comunidades que vão contra o bom senso e o profissionalismo. Lembre-se de que o perfil  é virtual, mas a conseqüência é real.


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André Vinicíus é professor universitário, consultor e palestrante de vendas com expertise em marketing digital e desenvolvimento pessoal. Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificação de qualidade em vendas VendaMais. É colunista das principais mídias impressas e eletrônicas do país na área de negócios. Acesse www.andrevinicius.com. Siga-o no Twitter: @professorandre

Prof. André Vinícius