André Vinícius

02.08.2011

CARREIRA & NEGóCIOS - EDIÇÃO 42

Atendimento: Matemática injusta – Você está atendendo bem o seu cliente? Lembre-se que o cliente que não é bem atendido sai do seu estabelecimento contando para no mínimo cinco pessoas e o que é pior, aumentando a realidade dos fatos. Para o mau atendimento a matemática é injusta, ou seja, para cada cliente que vai embora são seis que não retornam.

 

Marketing: Envolver é o verbo do sucesso – As campanhas de marketing que deram certo nos últimos tempos foram aquelas em que o cliente teve um envolvimento. Lembre-se de que o mundo mudou e as pessoas não querem apenas sentar na platéia e assistir, mas sim fazer parte do espetáculo. Envolva o consumidor com o marketing da empresa e colha bons resultados.

 

Vendas: Sinta-se dono do produto – Uma das técnicas mais poderosas de vendas é fazer com que o cliente se sinta dono do produto. Alguns petshops fazem isso e deixam o cliente ficar um final de semana com o cachorrinho. Depois de dois ou três dias é claro que o cliente não vai abrir mão de mais do cachorrinho que agora é parte da família! Adapte esta estratégia para  o seu tipo de negócio.

 

Liderança: Lidando com as críticas – Por mais que você se empenhe pela equipe e faça as coisas darem certo, sempre existirá alguém insatisfeito e dizendo que tudo seria bem melhor se tivessem outro líder. O importante é saber lidar com as críticas de forma que isto  não interfira em seu objetivo. Opinar sobre sua liderança é um direito do liderado.

 

Empreendedorismo: O jogo de xadrez – Pensar estrategicamente no resultado do que acontecerá lá na frente faz parte da visão empreendedora. É como um jogo de xadrez: você movimento suas peças pensando em como o mercado vai reagir lá na frente. Estratégia, paciência e raciocínio apurado fazem parte da história de grandes empreendedores.

 

Recursos Humanos: Identificação e ação – Todo trabalho que gera resultados precisa de dois componentes: Identificação (detectar o que está acontecendo) e ação (fazer o que tem que ser feito). Com o RH não poderia ser diferente. Cabe ao departamento de RH identificar os problemas ou oportunidades junto aos colaboradores e agir da melhor forma.


Carreira
: O que é uma carreira de sucesso? – Muita gente passa a vida inteira acreditando que uma carreira de sucesso é estar em um belo escritório ou presidir a empresa. Tudo  é uma questão de percepção. O importante é se perguntar: Eu estou feliz fazendo isso hoje? Se sua resposta for positiva, você tem uma carreira de sucesso. Pense nisso!


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André Vinicíus é professor universitário, consultor e palestrante de vendas com expertise em marketing digital e desenvolvimento pessoal. Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificação de qualidade em vendas VendaMais. É colunista das principais mídias impressas e eletrônicas do país na área de negócios. Acesse www.andrevinicius.com. Siga-o no Twitter: @professorandre

 

 

André Vinícius