Carreira e Negócios

15.07.2011

CARREIRA & NEGóCIOS - EDIÇÃO 39

Atendimento: Os três lados – Quando estamos prestando o atendimento e ocorre algum problema é comum observarmos a situação de acordo com a nossa perspectiva, assim como o cliente vê o problema com a dele. São pontos de vista diferentes e que atrapalham a resolução do problema. Costumo dizer que o todo problema tem três lados: o do cliente, o da empresa e o lado que é o certo.

Marketing: Água mole em pedra dura – Você já deve ter ouvido este ditado: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.  Assim funciona com o marketing da sua empresa em relação ao cliente. No início o cliente rejeita por desconhecer, depois ele aceita experimentar e aos poucos vai tomando gosto pela coisa. Devagar e sempre você chega no coração do cliente!

Vendas: Capacitação em vendas – Você está se preparando para acompanhar as mudanças do mercado e a forma como os clientes fazem negócio? Se a sua resposta é não, talvez este seja o motivo pelo qual seu concorrente está vendendo mais do que você. Participar de cursos, treinamentos, workshops, palestras, ler livros relacionados ao universo das vendas e ficar atento ao que está acontecendo no Brasil e no mundo é uma forma de se tornar mais competitivo.

Liderança: Jogue limpo com a equipe – Liderança e honestidade combinam muito bem. O líder deve sempre jogar limpo com a equipe mostrando qual é a real situação, por pior que seja, e dando ao liderado um panorama do que precisa ser feito e das possibilidades. Assim, o liderado poderá decidir se segue na equipe ou se abandona o barco. Jogar limpo com a equipe faz com que as pessoas também sejam honestas com você.

 

Empreendedorismo: Coragem sim, cegueira não – O empreendedor deve ter coragem para seguir adiante, aceitar desafios e criar coisas novas oportunidades. Porém, isso não quer dizer que dava fechar os olhos para os obstáculos. Alçar vôos maiores é importante, mas as vezes é mais inteligente manter os pés no chão.

Recursos Humanos: Se faça presente Ficar sentado na cadeira recebendo relatórios, feedbacks e montando planilhas pode até parecer produtivo, mas não é. O profissional de RH deve circular pelos corredores, conversar com as pessoas, entender o que se passa na cabeça do colaborador e se empenhar para cuidar dos talentos da empresa. Afinal, você foi contratado para isso!    

Carreira: Problemas em mais problemas – Já notou que os primeiros dias no novo emprego é empolgante? Você faz planos, traça metas, quer colaborar e fazer as coisas acontecer. Depois de algum tempo começam as decepções. Não espere encontrar empresas sem problemas. Lembre-se de que se você foi contratato  porque a empresa precisa de você para resolvê-los!

Cursos e Palestras: Capacite-se! Acesse www.andrevinicius.com e confira os cursos online (estude de qualquer lugar do Brasil, com comodidade e flexibilidade de dias e horários), palestras e treinamentos que temos para você e sua empresa!

 

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André Vinicíus é professor universitário, consultor e palestrante de vendas com expertise em marketing digital e desenvolvimento pessoal. Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificado de qualidade em vendas VendaMais. É colunista das principais mídias impressas e eletrônicas do país na área de negócios. Acesse www.andrevinicius.com. Siga-o no Twitter: @professorandre

Prof. André Vinícius