Carreira e Negócios

16.06.2011

CARREIRA & NEGóCIOS - EDIÇÃO 37

Atendimento: Cliente 2.0 – O mundo mudou e os clientes também. Vivemos a época dos clientes 2.0, um novo perfil que está conectado às novas mídias e mais informado sobre os produtos que a empresa oferece. O cliente 2.0 também é mais perceptivo e tem um poder infinitamente maior de propagar informação positiva ou negativa a respeito da empresa. Mude para atender um cliente em constante transformação.

Marketing: O que importa é a percepção do cliente – De nada adianta investir em alta tecnologia, agregar inúmeros recursos ao seu produto ou oferecer mais serviços ao cliente se ele não percebe isso como algo que gera valor para resolver seus problemas. O que conta para o cliente não é o que você acha que tem, mas sim a percepção dele em relação ao seu produto.

Vendas: O “não” é um “ainda não” – Se existe uma palavra que define o vendedor de sucesso esta é sem dúvida “Determinação”. O vendedor deve ter em mente que na maioria das situações o “não” do cliente é apenas um “ainda não”. Isso quer dizer apenas que alguma coisa ainda não ficou clara para que o negócio seja fechado.

Finanças: Pequenas ações, melhores resultados – De nada adianta achar que a qualquer momento vai dar o pulo do gato e construir a independência financeira de uma hora pra outra. O importante é a consistência das ações. De grão em grão se constrói o futuro. Lembre-se de que pequenas ações feitas com disciplina rendem os melhores resultados.

Liderança: Levante da cadeira e faça acontecer – Há muitos que se julgam líderes e ficam sentados em suas luxuosas cadeiras dando ordem e criticando a equipe. O líder precisa estar junto com a equipe. Levantar da cadeira e arregaçar as mangas é a melhor maneira de dizer aos liderados: “Ei, eu estou com você e pode contar comigo”.

 

Empreendedorismo: Controle a ansiedade – A ansiedade é sem dúvida um dos grandes males da humanidade. Deixar que a ansiedade controle o futuro do empreendimento é uma péssima alternativa e pode levar o negócio ao fracasso. O empreendedor deve controlar a ansiedade para não se precipitar em suas decisões.

Recursos Humanos: A importância do RH – As empresas adotam novos processos, adquirem equipamentos, investem em tecnologia, estudam novas técnicas. Tudo isso é importante, mas no final das contas são as pessoas que fazem a diferença. O RH precisa entender que o seu departamento é o que faz as coisas acontecerem.   

Franchising: Analise outros conceitos – Adquirir uma franquia pensando apenas na rentabilidade do negócio é uma ótima forma de falir. A remuneração é importante, mas o franqueado deve avaliar outros conceitos que agreguem valor para o seu perfil. De nada adianta, por exemplo, pegar uma franquia em que não conheça o negócio ou que a qualidade de vida seja sacrificada. No final, o conjunto é o que faz a diferença.

Administração: O olho do dono faz o negócio crescer – Dizem que o olho do dono é que engorda o gado e essa é a mais pura verdade. Estar atento ao negócio e participar ativamente da gestão da empresa é papel do administrador. Fique atento a tudo que acontece. Cada detalhe deve ser avaliado para o sucesso do negócio.

Carreira: Não espere reconhecimento – Há profissionais que trabalham apenas mediante tapinhas nas costas e reconhecimento contínuo. É como se isso funcionasse como um combustível para que tenha produtividade. Lembre-se de que mesmo que façamos um trabalho excepcional todos os dias, as pessoas não nos felicitarão por isso sempre. Faça sua parte porque mais importante do que o tapinha nas costas é a sensação do dever cumprido.

Literatura: Talento a prova de crise - Crises econômicas vão e vêm rapidamente. Mas, e nós? Como gerenciar as nossas crises pessoais? Crises da adolescência, ansiedade na vida adulta, a saúde na terceira idade, além de situações inesperadas, nos dá a maior dor de cabeça para administrar. Com seu estilo irreverente, Leila Navarro vai ajudar você a entender e a enfrentar as crises econômicas e pessoais. Autora: Leila Navarro. Editora: Thomas Nelson Brasil.

Dicionário: Empowerment - Este termo surgiu nos anos 80 e se refere às situações em que os chefes devem decidir um pouco menos e os subordinados um pouco mais.

Frase: Riscos - "Existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr". (Peter Drucker)

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André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

Prof. André Vinícius