Carreira e Negócios

06.06.2011

CARREIRA & NEGóCIOS - EDIÇÃO 36

Atendimento: Cliente é cliente, não os trate diferente – Não importa se o cliente entrou na loja para comprar um alfinete ou um carro. Lembre-se de que cliente é cliente e que não devemos tratá-los de forma diferente. O bom atendimento deve ser dispensado a todos.

Marketing: Canal virtual, relacionamento real – Interagir com o cliente através do site, blog, mídias sociais ou qualquer outro meio virtual já é uma realidade. Levando isso em conta, não podemos esquecer que o canal é virtual, mas as pessoas são reais. Lembre-se de que independente do canal que utilize, o relacionamento com deve ser o melhor possível visando atender as expectativas do cliente.

Vendas: Atitude mental para vender mais – É fato que o vendedor já começa a venda com o “não do cliente”. Mas isso não quer dizer que sua mente esteja focada no fracasso da venda. Vendedores de sucesso constroem pensamentos positivos antes de interagir com o cliente. Dessa maneira o cérebro emite informações e vibrações positivas que liberam a criatividade e ajudam na venda.

Finanças: Cultivando o hábito – Nunca o assunto “finanças” ganhou tanta importância. As escolas estão adotando o tema “educação financeira” como forma de preparar as pessoas para lidar com o dinheiro. E você, já possui o hábito de controlar os gastos? Sabe qual é a melhor opção para investir o seu dinheiro? Cultive o hábito e tenha prosperidade.

Liderança: Identificando as águias da equipe – ficar atendo aos águias é função do líder. O colaborador águia é aquele que enxerga mais longe, voa mais alto e têm potencial para liderar os demais colaboradores. Toda equipe tem os águias e os patos. O líder deve identificá-los e propiciar o ambiente para que eles possam conviver em harmonia.

 

Empreendedorismo: A melhor onda – Empreendedorismo e dispersão não combinam. Empreendedor é aquele que observa o mercado, espera o melhor momento e embarca na onda certa. Foco e senso de oportunidade sempre trazem bons resultados. Empreendedor inteligente é aquele que percebe qual é a sua praia e o melhor momento para pular na onda.

Recursos Humanos: O RH é de todos e todos são do RH – As pessoas costumam achar que o departamento de RH é o responsável pelas boas práticas de relacionamento entre os funcionários. Lembre-se de que todos são responsáveis por isso. O relacionamento pessoal, o incentivo ao colega de trabalho e a ajuda quando necessário é obrigação de todos. Então não importa se você é do comercial, marketing ou estoque. No fundo, no fundo você é do RH.  

Franchising: Para o cliente você é a marca – Quando você assume uma franquia não adianta tentar dizer ao cliente que está apenas comprando o direito de usar o modelo de negócio e que sua empresa não é a X mas sim a Y. Para o cliente, você é o representante da marca e colherá os elogios das boas ações ou as críticas das pisadas na bola que o franqueador der.

Administração: Administrar recursos ou pessoas? – Dizem que o bom administrador é aquele que sabe administrar com o mínimo de recursos possíveis. Quando falamos em recursos podemos incluir as pessoas: recursos humanos. Então posso dizer que o melhor administrador é aquele que sabe lidar com pessoas e suas particularidades. Não importa o quão grande é a sua empresa ou a tecnologia que você adota. No fim, são as pessoas que fazem a diferença.

Carreira: Qual é a sua letra no alfabeto? – Muito se fala em geração Y, X, Z! Talvez você seja da época em que as coisas corriam mais devagar e que tecnologia era assunto para filmes de ficção. Não importa o momento em que você viveu. Se você deseja sobreviver no mercado, embarque nas letras que estão na moda.   

Literatura: Como se tornar um comunicador fora de série  - Fazer apresentações às vezes parece um pesadelo, mas não precisa ser assim. Se pensarmos bem, fazemos isso o tempo todo. Quantas vezes você precisou falar ao telefone com seu chefe ou com um cliente? Por quantas entrevistas de emprego já passou? E, diariamente, quantas conversas tem com amigos ou colegas de trabalho? Em Como se tornar um comunicador fora de série, Tim Koegel apresenta as habilidades, técnicas e estratégias básicas necessárias para você expor suas ideias e a si mesmo em um nível excepcional, para qualquer público, em todos os tipos de evento. Autor: Timothy J Koegel. Editora: Sextante/GMT.

Dicionário: PDCA - Plan, Do, Check e Act, ou Planejar, Executar, Verificar e Agir, ferramenta que implica na melhoria de todos os processos de fabricação ou de negócios.



Frase: Sonhos - "Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade." (Walt Disney)

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André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

Prof. André Vinícius