Carreira e Negócios

27.05.2011

CARREIRA & NEGóCIOS - EDIÇÃO 35

Atendimento: Não faça favores, cumpra sua missão – Quando atendemos um cliente achando que estamos lhe fazendo um favor, as coisas tendem a dar errado. Atender bem não pode ser um sacrifício. Isso é missão de quem se dispõe e atuar na área de atendimento. Quem está fazendo o favor é o cliente que disponibilizou seu tempo e dinheiro para prestigiar a sua empresa.

Marketing: Sua marca em uma palavra – Qual é a palavra que representa seu negócio? Em sua região você seria capaz de identificar isso? Empresas de sucesso possuem sua marca associada a palavras ou expressões. Exemplos: Design (Apple), Computadores (Dell), Refrigerante (Coca-Cola), Sabão em Pó (Omo). Você também pode aplicar isso ao seu pequeno negócio. O importante é associar sua marca a uma palavra na cabeça do cliente.

Vendas: Eduque o cliente para comprar – É fato que o cliente tem muito mais chances de comprar algo com que esteja familiarizado. Educar o cliente para adquirir seus produtos é o melhor caminho. Quer um exemplo? Se você vende aparelhos de TV, que tal  ensinar o cliente a respeito das particularidades do aparelho e de todas as funções especiais do controle remoto?

Finanças: Ser mesquinho x ser econômico – Muita gente persegue a independência financeira aplicando conceitos errados sobre o dinheiro. Um deles é achar que para guardar dinheiro é necessário abrir mão de tudo que deseja. Pensando assim  o sujeito não come um cachorro quente porque vai gastar, não sai com a família porque vai desperdiçar. Agindo assim estará trabalhando para o dinheiro e desperdiçando algo muito mais importante: a vida.

Liderança: Liderar não é ser o melhor – A verdadeira liderança não está em ser melhor do que os outros mas sim abrir caminho para que seus liderados possam brilhar. O verdadeiro líder ressalta o brilho de seus liderados e faz com que eles sejam as pessoas mais importantes da organização. Liderar é isso.

 

Empreendedorismo: A oportunidade está logo ali – Há certas coisas que inibem nossa criatividade. Sem dúvida, o desespero é uma delas. Às vezes buscamos a solução para um problema, queremos criar algo novo, precisamos ter uma idéia sensacional e não nos damos conta de que as oportunidades estão logo ali. Basta olhar para os lados.

Recursos Humanos: Horas trabalhadas não é produtividade – Acredito que todos já tenham passado por dias em que estão na empresa apenas para cumprir horários. Isso acontece quando estamos desestimulados, com problemas a resolver, ansiosos, preocupados, tristes. Em situações extremas mas vale liberar o funcionário para que ele coloque a cabeça no lugar. Isso gera reciprocidade e mostra que você o valoriza como ser humano.

Franchising: Negócios precisam de contratos – Desde cedo descobri que nos negócios é preciso estar tudo explicito. Essa é a melhor maneira de não se incomodar com o não cumprimento do que foi acordado entre as partes. No franchising não poderia ser diferente. Não faça acordo de “boca” com alguém da franqueadora. Tudo deve estar devidamente registrado para que você possa se resguardar e cobrar algo que não foi cumprido pela outra parte.

Administração: Postura de gigante – Não é o tamanho da empresa que define o sucesso que esta terá. Assumir uma postura de empresa grande é o caminho para atingir o crescimento. Quem pensa pequeno permanece no anonimato. Pensar grande é assumir uma nova postura em busca de resultados.

ssumir uma postura de gigante na hora de administrar tem suas vantagens: Permite fazer com que a empresa adote práticas de grandes organizações, mostraQuais os parâmetros que você estabeleceu para medir o crescimento da sua empresa? Você é capaz de informar se a organização está crescendo ou diminuindo? Quais as áreas que precisam se desenvolver mais? Estabelecer parâmetros e trabalhar em cima de números ajuda a compreender o desempenho da empresa ao longo do tempo.

Carreira: Viva todos os dias como se fosse o primeiro – O primeiro dia de trabalho é sempre o melhor: encantamento com a empresa, empenho em fazer o melhor pelo cliente, simpatia com o colega de trabalho e muitos projetos para o futuro. Depois de alguns anos a coisa muda de figura e o que era um lugar dos sonhos, para muito se torna o pior dos pesadelos. Profissionais auto-motivados vivem cada dia no trabalho como se fosse o primeiro.


Literatura: Comunicação Verbal - Oratória - A Arte da Persuasão - Sabemos que o seu sucesso pessoal, emocional e financeiro depende de seu Poder de Comunicação. Nesta obra, você terá acesso a revolucionárias técnicas de desenvolvimento humano que aumentarão sua capacidade de comunicação em busca da excelência. Autor: Sérgio Brassi. Editora: Madras.

Dicionário: CHRO – CHRO - chief human resources officer. É o cargo de diretor de recursos humanos. 


Frase: Liderança - "A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, ´Vá!´ - um líder diz, ´Vamos!´" (E. M. Kelly)

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André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

Prof. André Vinícius