Carreira e Negócios

02.05.2011

CARREIRA & NEGóCIOS - EDIÇÃO 34

Atendimento: Ouvir é uma arte – Enquanto o cliente fala com você, ouça atentamente, olhe-o nos olhos, se concentre no que ele diz e acene com a cabeça para concordar. Tal atitude encoraja o cliente a falar mais e faz com que ele perceba que você realmente está interessado no que ele tem a dizer.

Marketing: Estímulo para o consumo – O que leva o cliente a comprar seu produto? Existem cinco motivos principais para ler o consumidor a adquirir o seu produto: Lazer, economia, valor, autoestima e reconhecimento. O que estimula mais o seu cliente?

Vendas: Quem reclama não vende – Tem vendedor que reclama da crise, do governo, da concorrência e de qualquer outro fato que esteja ocorrendo no momento. Reclamar e cruzar os braços não traz clientes. O negócio é se mexer para fazer as coisas acontecerem. Reclamar não gera comissões.

Finanças: Opções para aplicar – O Brasileiro é acostumado com a boa e velha poupança. Talvez mais pela segurança do que propriamente pela rentabilidade. Entender as opções disponíveis no mercado para aplicar o seu dinheiro é uma das formas de melhorar os rendimentos e engordar o porquinho. Se tempo é dinheiro, informação é mais ainda!


Liderança
: Quebrando paradigmas – O líder precisa aprender a interpretar o mundo com outros olhos. Quebrar os velhos paradigmas e compreender o mundo a partir do olhar de seus liderados é o caminho para exercer uma liderança mais justa com a equipe. Nada é absoluto. O mundo muda e as pessoas precisam acompanhar a evolução.

 

Empreendedorismo: A oportunidade passa e o arrependimento fica – Quanta gente se arrepende de algo que não fez por falta de coragem. As oportunidades estão aí e precisam ser aproveitadas. Empreendedores não desperdiçam as chances e confiam em sua intuição para criar algo novo. Se vai dar certo? Não deixe de tentar. Só assim você saberá!

Recursos Humanos: O funcionário maçã podre – Toda empresa tem um ou mais colaboradores maçãs podres. Àqueles que colocam todo mundo pra baixo, tumultuam o ambiente e contaminam os demais funcionários com atitudes negativas ou rebeldes contra a empresa. Cabe ao RH identificar o problema e eliminar a maçã podre antes que ela contamine as demais.

Franchising: Equilíbrio é fundamental – Administrar uma franquia exige certa dose de equilíbrio. Gestores que são mais operacionais tendem a falhar na gestão financeira. Quem tem uma tendência para as vendas pode deixar a desejar em outra área. Equilibrar as coisas garante o crescimento uniforme sem deixar nada descoberto. Se você não tem perfil para determinada área, deixe nas mãos de quem entende.

Administração: Parâmetros de crescimento – Quais os parâmetros que você estabeleceu para medir o crescimento da sua empresa? Você é capaz de informar se a organização está crescendo ou diminuindo? Quais as áreas que precisam se desenvolver mais? Estabelecer parâmetros e trabalhar em cima de números ajuda a compreender o desempenho da empresa ao longo do tempo.

Carreira: Os mesmos resultados? – Tem gente que passa a vida toda reclamando que não progride e que tem sempre os mesmos resultados. A pergunta que não quer calar é: Você está fazendo algo diferente do habitual? Mesmos resultados é sinônimo de “mesmas ações”. Nada muda se você não mudar!


Literatura: Quem Mexeu no Meu Queijo? - É uma parábola que revela verdades profundas sobre mudança. Dois ratinhos e dois homenzinhos vivem em um labirinto em busca de queijo - uma metáfora para o que se deseja ter na vida, de um bom emprego à paz espiritual. Um deles é bem-sucedido e escreve o que aprendeu com sua experiência nos muros do labirinto. As palavras rabiscadas nas paredes ensinam a lidar com mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal. Quem mexeu no meu queijo? é uma leitura rápida, mas sua idéias permanecerão por toda a vida. Autor: Spencer Johnson . Editora: Record.

Dicionário: Business Unit – Em português significa Unidade de Negócios.

Frase: Consumo - "Descobrir o que o consumidor quer, é fácil. Fazer algo em relação a isso, é que já não é assim tão simples." (Liz Wetzel)

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André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

Prof. André Vinícius