Carreira e Negócios

25.04.2011

CARREIRA & NEGóCIOS - EDIÇÃO 33

Atendimento: Não peça trocado – Com a constante falta de moedas no comércio, virou mania dos atendentes pedir ao cliente dinheiro trocado na hora de cobrar por um produto ou serviço. Lembre-se de que a obrigação de trocar o dinheiro é da empresa e não do cliente. O cliente não tem obrigação de pagar com dinheiro trocado.

Marketing: Melhores práticas – Você analisa as ações de marketing que as empresas de sua região estão fazendo? Saiba que ficar atento ao que está sendo feito e verificar a possibilidade de adaptar para o seu negócio é uma forma de se diferenciar no mercado. Nem sempre as ações de marketing precisam ser inéditas.

Vendas: Ofereça poucas opções – Quem oferece muitas opções ao cliente pode ter problemas para fechar a venda pois este pode ficar em dúvida sobre o que comprar. Ofereça poucas e adequadas opções ao cliente. Um número limitado de itens facilita na escolha e agiliza o fechamento da venda.

Finanças: Dinheiro parado é valor perdido – Quem tem o costume de guardar as economias debaixo do colchão, é melhor ficar atento porque está perdendo dinheiro. Lembre-se de que dinheiro parado perde valor por causa da inflação. Quer um exemplo? Com uma taxa de inflação aproximada de 5% ao ano, R$ 1000,00 (mil reais) hoje valerá R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta reais) daqui a 365 dias.

Liderança: O quê é liderança? – O Best Seller “O monge e o executivo” traz o seguinte conceito para liderança: “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

 

 

Empreendedorismo: Saia do seu quadrado – Se você permanecer no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas, colherá os mesmos resultados. O empreendedor de sucesso precisa sair da sua zona de conforto para conhecer coisas novas e fortalecer as idéias. Só assim será possível gerar novas oportunidades de negócios.

Recursos Humanos: Estimule a criatividade – Empresas de sucesso estimulam a criatividade de seus colaboradores. Funcionários que tem liberdade para criar e não se sentem ameaçados ou censurados, rendem muito mais, melhoram consideravelmente o desempenho no trabalho e trazem boas idéias para a empresa.  

Franchising: O quê deve conter a COF? – A Circular de Oferta de Franquia (COF) deve conter as seguintes informações: Histórico resumido, forma societária, nome completo e razão social do franqueador e de todas as empresas a que esteja diretamente ligado; Descrição detalhada da franquia; Perfil do franqueado ideal; Descrição detalhada do investimento, Informações precisas quanto a taxas periódicas; Relação completa de todos os franqueados.

Administração: Não misture as coisas – Uma das situações que coloca a administração de uma empresa a perder é tratar de forma diferente quem é parente ou amigo. O administrador deve exigir os mesmos deveres e oferecer os mesmos direitos independente da relação que tenha com o colaborador. Amigos, amigos, negócios à parte.

Carreira: O sucesso é consequência – Não importa a sua profissão. Não persiga o sucesso, apenas trabalhe com profissionalismo, dedicação e muito amor visando a excelência. Seguindo estes passos, o sucesso será apenas uma conseqüência do trabalho bem feito.


Literatura: O Legado Vivo de Peter Drucker - Se houver uma hora quando tais pensadores são relevantes, a hora é agora. "O Legado Vivo de Peter Drucker" lança uma nova luz na filosofia de negócios de Drucker, analisando suas idéias mais importantes no contexto do mundo de negócios de hoje. Através de contribuições individuais de professores da The Peter F. Drucker and Masatoshi Ito Graduate School of Management, combina a percepção de especialistas e a sabedoria atual para revelar como as organizações, e os executivos podem interpretar e aplicar as idéias eternas de Drucker. Autores: Joseph A. MacIariello; Craig L. Pearce; Hideki Yamawaki. Editora: M. Books.

Dicionário: Deadline: Prazo final para a realização de uma tarefa.

Frase: Excelência - "Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito". (Aristóteles)

Blog do Professor: Conteúdo – Artigos, podcasts, notícias, vídeos, e-zines, frases, histórias de sucesso, livros e muito mais informação para sua empresa e carreira você encontra em www.andrevinicius.com

André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

 

 

Prof. André Vinícius