Carreira e Negócios

08.03.2011

CARREIRA & NEGóCIOS - EDIÇÃO 28

Atendimento: Informalidade sim, intimidade não – Sempre defendi que o atendimento de excelência deve ter um toque pessoal, pois somos seres humanos e precisamos disso. Há aqueles que rompem essa barreira e se julgam íntimos do cliente.   Lembre-se de ser profissional no atendimento e não fica bem chamar o Sr. José de Zé (a menos que ele tenha lhe dado permissão).

Marketing: Transação ou Relação – Quando encantamos o cliente uma única vez com o objetivo de vender algo a ele, chamamos de marketing de transação. Quando queremos dar continuidade ao relacionamento com o cliente para que ele continue comprando sempre embarcamos no marketing de relação. A sua empresa tem investido em atitudes para perpetuar o relacionamento com o cliente?

Vendas: O maníaco por vendas – Você já deve ter se deparado com o vendedor que não sabe ficar sem vender. É aquele sujeito que volta e meia, não importa o momento e o local vem com alguma novidade que diz ele vai resolver os seus problemas. Vale lembrar que por mais que sejamos vendedores e as oportunidades devam ser aproveitadas, há momentos em que a melhor venda é não ficar 24 horas tentando vender algo? Não entendeu? Experimente ouvir o cliente!

Finanças: A corrida dos ratos – Existem duas situações a respeito do dinheiro. A primeira é que você trabalha por ele e a segunda é o inverso, quando ele trabalha para você. Na primeira situação você permanece no que chamamos de corrida dos ratos. A sua chance de construir riqueza é mínima. Na segunda situação o dinheiro gera mais dinheiro e ficar rico é conseqüência. Qual opção você escolhe?

Liderança: Liderando a geração Y – Você já deve ter ouvido falar na geração Y, não é mesmo? Se você não os conhece basta olhar a sua volta e verificar o comportamento desse pessoal que freqüenta redes sociais, é adepto da tecnologia e prefere o contato virtual ao real. Mas como liderar essa geração. A resposta é simples. Conviva no mesmo mundo que eles e todos te respeitarão.

 

Empreendedorismo: A necessidade cria o empreendedor – Se perguntarem qual é o melhor estímulo para o empreendedorismo, muitos dirão que é o estudo ou a criatividade. Eu costumo dizer que o que transforma seres medianos em pessoas de sucesso é a necessidade. Talvez por isso o Brasil seja um dos países mais empreendedores do mundo.

Recursos Humanos: Liberando as férias – A lei diz que a empresa tem até 12 meses após o vencimento das férias para liberar o benefício ao colaborador. Isso é uma forma de não deixar a empresa na mão caso precise daquele colaborador em determinado momento. O RH deve interceder para que ambos sejam beneficiados. A empresa não pode perder e o colaborador deve ser beneficiado com as férias no momento que for mais propício para ele. Equilibrar os interesses de ambas as partes é o caminho.

Franchising: Fundo de propaganda – As franqueadoras costumam cobrar um percentual do franqueado para investir na divulgação da empresa. Chamamos isso de fundo de propaganda. Resta saber se os investimentos que estão sendo feitos vão beneficiar a sua franquia na região. Talvez você esteja colaborando e o retorno não vai acontecer. Exemplo: Em uma ação a nível nacional,a franqueadora investe em uma propaganda em um canal de TV que é pouco assistido em sua  região. Estar por dentro dessas particularidades ajuda na hora de negociar as melhores ações de divulgação.  

Administração: Capital Intelectual – A administração do século XXI deve estar atenta ao capital intelectual que possui na empresa. Muitas organizações só descobrem esse patrimônio quando perdem os melhores profissionais para a concorrência e com isso vêem os seus talentos e o lucro mudarem de lado. Administrar pessoas é muito mais importante do que pensar em processos, porque no fim são elas que levarão a empresa para o sucesso.

Carreira: Eu sou melhor, mas meu colega foi promovido  – Você já deve ter presenciado uma situação parecida com essa. Alguém na empresa é promovido enquanto outros funcionários teoricamente mais capacitados vão ficando pra trás. E agora, o que fazer? O primeiro ponto é descobrir porque seu colega foi promovido e você não. Talvez ele tenha sido mais capaz na hora de se auto promover enquanto você permaneceu invisível aos olhos do chefe e empenhado em fazer um bom trabalho.


Literatura: 1001 Maneiras de Tomar a Iniciativa no Trabalho - Neste livro, Bob Nelson apresenta centenas de exemplos de pessoas que conseguiram implementar mudanças extraordinárias em suas organizações a partir de idéias simples e foram reconhecidas por isso. Prático e abrangente, este livro apresenta exercícios e técnicas de administração, dicas de líderes, pesquisas e estudos de caso para motivar você a seguir nessa promissora direção. Autor: Bob Nelson. Editora: Sextante/GMT.

Dicionário: Consumer understanding – Conhecimento profundo a respeito dos clientes.

Frase: Progresso - " "Todo o progresso acontece porque as pessoas ousam ser diferentes."  (Harry Millner)



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André Vinícius
é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

Prof. André Vinícius