Carreira e Negócios

06.02.2011

CARREIRA & NEGóCIOS - EDIçãO 25

Atendimento: O poder do “obrigado” – Você já agradeceu ao seu cliente por comprar com você. Pense bem: Sua empresa deve ter dezenas de concorrentes e o cliente escolheu justamente você. Ele está colocando o dinheiro dele em suas mãos para que você possa oferecer algo que atenda a uma necessidade dele. Quer maior demonstração de confiança por parte do cliente? Agradeça sempre!    

Marketing: A alma do negócio – As pessoas costumam pensar que publicidade e marketing são a mesma coisa. Levados por esse raciocínio errôneo investem muito dinheiro em anúncios em rádio, outdoor, panfletos, TV ou qualquer outra mídia. Fazem isso porque acreditam que “a propaganda é a alma do negócio”. O resultado ruim gera frustração. O que eles não entendem é que não existe propaganda que traga resultados regulares e satisfatórios para um produto que não traz benefícios para o consumidor.

Vendas: Consultor x Tirador de pedidos – Vendedores medíocres apenas tiram pedido sem se importar com o negócio ou satisfação do cliente. Vendedores de sucesso atuam como consultores avaliando junto ao cliente qual é o melhor produto na relação custo/benefício para atender as suas necessidades. Adivinha quem vende e ganha mais comissões? O consultor é claro!  

Administração: O mundo mudou – Organizações engessadas onde os processos perduram ao longo de décadas e os colaboradores apenas executam sem ao menos questionar melhores práticas é uma realidade distante do mundo em que vivemos hoje. A administração participativa buscando a sinergia da equipe e a valorização da criatividade é o caminho para superar a concorrência e crescer em meio a globalização.  

Franchising: Investimento x Retorno – Acreditar que uma franquia que exige um baixo investimento trará um retorno muito alto é utopia. Grandes investimentos resultam em bons lucros. Investimentos modestos geram lucros na mesma proporção. Resumindo: Se você quer lucros altos, deve procurar uma franquia de alto investimento.  

Finanças: Invista em ativos – Grandes empresários constroem patrimônio investindo em ativos. Eles adquirem coisas que vão gerar mais dinheiro para eles. Pessoas com dificuldade financeira passam a vida investindo em passivos, ou seja, itens que trarão despesas. Um exemplo de ativo é investir em um novo equipamento que aumentará a produtividade. Investir em passivos é trocar de carro e adquirir despesas de financiamentos, IPVA, seguro, combustível e manutenção e depreciação.  

Liderança: Líder x chefe – Liderar e chefiar é totalmente diferente. Não é a ascensão na carreira que lhe torna líder. Chefes sobem de cargo e líderes sobem no conceito, respeito e admiração de seus liderados. Ser chefe é atingir o topo do organograma, ser líder é estar no coração da equipe!

 

Empreendedorismo: Não acredite em fórmulas – O mundo está cheio de oportunidades. Todos os dias nos deparamos com fórmulas mágicas e cálculos mirabolantes para se dar bem e construir um negócio de sucesso. São correntes, sistemas enriquecedores e produtos espetaculares. Claro que existe gente que se dá bem de uma hora pra outra e consegue ser um empreendedor de sucesso, mas vale lembrar que a probabilidade é mínima. Se você realmente quer uma formula de sucesso, aí vai: Trabalho + Visão + Oportunidades + Trabalho. Adicione sempre Trabalho!

Recursos Humanos: Treinamento x prática – Há empresas que acreditam que contratar um palestrante pra falar por duas ou três horas é o suficiente para resolver problemas de toda uma geração. Treinamento sempre é bem vindo e se torna útil a medida que as ações são colocadas em prática. Treinar e não executar é o mesmo que não treinar.

Carreira: A era do resultado – Não passe a vida acreditando que o melhor colaborador é o que entra as 8 e sai as 22. Acreditar que o cartão ponto é um indicador de sucesso é andar na contramão do progresso. Pessoas de sucesso medem resultados através de realizações e não do tempo. Um colaborador com dez anos em uma função não é necessariamente mais experiente ou eficiente do que um outro que esteja há apenas três anos no cargo. O que gera desenvolvimento são realizações e não horas a mais.

Literatura: Bom Chefe, Mau Chefe - Como Ser o Melhor... e Aprender Com o Que Há de Pior - Este é um livro que vai tirar (ou garantir) o sono de quem é chefe. A partir de sua leitura, você não poderá mais fugir da realidade: que tipo de chefe você é? Mas não espere um livro de testes e autoavaliação. Este é um texto embasado em pesquisas e repleto de exemplos e casos reais, que escancaram a por vezes dura vida de quem tem um chefe. Autores: Sutton, Robert I. Editora: Bookman .

Dicionário: Headcount – número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa.

 

Frase: Satisfação – “Encontre alguma coisa pela qual seja apaixonado. E só trabalhe cm pessoas de quem goste. Se você trabalha todos os dias com o estômago embrulhado, está no lugar errado”. (Warren Buffet)

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André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

Prof. André Vinícius