André Vinícius

15.08.2012

CARREIRA E NEGÓCIOS EDIÇÃO 87

Atendimento: Vocês precisam falar a mesma língua – Empresa e colaboradores devem estar em sintonia para que não aja problemas na comunicação com o cliente. As informações devem ser de conhecimento de todos, para que o cliente possa ser bem atendido por qualquer funcionário da empresa.

Marketing: Ações conjuntas – Uma das maneiras de atrair o público consumidor é promover ações conjuntas com empresas parceiras. Exemplo: “Sua loja pode fazer uma ação conjunta (promoção) com os clientes do supermercado. O supermercado pode oferecer pontos para que os consumidores troquem por produtos em sua loja”. Adapte para o seu negócio.

Vendas: Faça perguntas para vender – Ao abordar o cliente, direcione a venda para perguntas que estimulem o cliente a falar mais e chegar à própria conclusão de que deve comprar o produto que você está vendendo. Fazer perguntas é uma maneira eficiente de envolver o cliente e obter o compromisso dele.

Liderança: Comunique-se – Certifique-se de que seus liderados entenderam perfeitamente a mensagem que você transmitiu. Falar é muito diferente de se fazer entender. Grande parte dos problemas na empresa está na falta de comunicação entre seus líderes e a equipe. Comunicar-se com sucesso é um dos passos para se tornar um líder de sucesso.

Empreendedorismo: Segurança financeira – É importante estar otimista quanto ao sucesso do negócio, mas saiba que até conseguir “andar com as próprias pernas”, precisará de investimentos, portanto, o empreendedor deve estar preparado financeiramente para arcar com as despesas do negócio durante a fase inicial.

Recursos Humanos: Cautela na contratação – Vai contratar um novo colaborador? Então fique atento para o processo de seleção e tenha cautela para não ter problemas futuros. Consulte informações e referências, Cuide para que o candidato seja entrevistado por mais de uma pessoa, faça dinâmicas, testes de conhecimentos e aptidões e outros procedimentos necessários.

Carreira: Adquira habilidades – Observe como o mercado se comporta e as habilidades exigidas nos últimos anos. Programe-se para adquirir essas habilidades e aumente consideravelmente as suas

chances de conseguir um bom emprego. Lembre-se de que não são os mais fortes que sobreviverão ao mercado, mas sim aqueles que se adaptarem melhor.

André Vinícius da Silva é corretor de imóveis, professor universitário, consultor e palestrante de vendas com foco em desenvolvimento de pessoas, negociação e marketing digital. Possui certificação nacional em vendas, MBA em Gestão de RH e é pós-graduando em Marketing. É autor dos livros: O melhor do desenvolvimento pessoal e empresarial (Editora Dracaena) e Carreira & Negócios: 350 dicas para construir uma história de sucesso (Editora Dracaena). Escreve semanalmente a coluna Carreira e Negócios para dezenas de mídias em todo Brasil e é fonte das principais revistas, jornais e sites quando o assunto é vendas. Acesse www.andrevinicius.com. Siga no twitter: www.twitter.com/professorandre Curta no facebook: www.facebook.com/professorandre

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