28.07.2008

2ª QUINZENA - JULHO 2008

Como encantar seu cliente?

Por que será que nas diversas atividades profissionais e empresariais, vemos pessoas obtendo sucesso e outras amargando a derrota?
Não pense que os fatores que levam aos tais resultados, estão diretamente ligados com a economia, as cargas tributárias ou mercado propriamente dito. Muito pelo contrário, isso são as desculpas que os fracassados, ou despreparados usam para justificar suas perdas ou falências. “Salvo algumas exceções”, na maioria das vezes o diagnóstico correto é um total despreparo que o profissional tem para lidar com seus negócios, e principalmente com seus clientes.
Preocupam-se com os fatores inerentes aos aspectos de metas, objetivos e necessidade de vender e gerar movimentações em seus negócios, no entanto, o primordial fica em segundo plano ou na maioria das vezes entendido como algo que não faz parte do processo do negócio, É exatamente aí que está o x da questão. Seu cliente precisa se encantar com seu produto e sua abordagem. Por isso, tome uma atitude urgente antes que seja tarde demais. Acorde pra vida e perceba que seus concorrentes estão te engolindo com a maior sutileza como uma serpente degustando sua preza.
Suas atitudes devem estar diretamente focadas com a satisfação de seus clientes, bem como ao apresentar seus produtos ou serviços, seu entusiasmo deve falar mais alto que o próprio objeto comercializado. Tem que haver brilho nos olhos, firmeza, segurança, persuasão e, sobretudo convicção em sua narrativa. Jamais permita que seu humor defina seus comportamentos. É isso que fará seu cliente tornar-se ou não seu comprador. Não acredite que ele não tem dinheiro. Isso é uma das mais velhas objeções de vendas já estudada. Maior problema é que você acredita!
É tudo o que seu concorrente precisava agora esse mesmo comprador “sem dinheiro”, acabara de fazer uma compra com valores muito maiores que a tua intenção de vender quando estava diante dele. E você perdeu a venda!
Responda agora se a culpa é do mercado ou sua que não se comportou como um profissional competente para fechar seu negócio.
Pois é, caro leitor, cuide de aprimorar seu comportamento e atitude com os clientes para que você não seja mais um na estatística de falidos.
Dedique um pouco mais de seu tempo para estudar o que é marketing empresarial e pessoal. Busque ajuda em literaturas, mas não continue fazendo as mesmas coisas, porque senão continuará obtendo os mesmos resultados (ou então piores).
Lembre-se a cada manhã, como poderei encantar meus clientes neste dia? Com certeza já terá feito uma grande coisa em teu próprio favor.
Quem sabe a solução está em você mesmo! Boa sorte!