Cotidiano

16.10.2008

1ª QUINZENA - OUTUBRO 2008

Elas avançam


"As mulheres são perfeitamente conscientes de que quanto mais parecem obedecer mais dominam"

(Michelet)



Faça a conta

Metade da população é mulher e a outra metade é formada de filhos delas. Elas avançam no emprego, são maioria nos bancos das faculdades já faz tempo e na política começam a galgar postos com mais freqüência. E vem aí a Dilma Rouseff a quem Lula vai querer emplacar como a sua candidata à presidência da república. O rompimento definitivo das amarras pré-históricas está no apogeu!

Em alta

As mulheres estão mesmo em alta. Em Santa Helena, o destino contribuiu para o registro que fica para a história: Rita Maria Schimidt é a primeira mulher a assumir a prefeitura. As mulheres têm ocupado espaços interessantes no município, mas ainda não haviam chegado ao paço municipal.

Presença

As mulheres já ocuparam todos os espaços importantes no município. Elas já foram secretárias da prefeitura, vereadoras, presidentes da câmara, presidentes da Acisa, delegada, juízas, promotoras e muitas outras funções. Faltava a prefeitura e agora não falta mais.

Outros lugares

Em outros municípios da região, as mulheres também se elegeram prefeitas. Em Pato Bragado a prefeita Normilda se reelegeu. Em Santa Terezinha de Itaipu, Ana Carlessi voltou. Em Ouro Verde, Cleonice Alves; em Diamante deu Inês Gomes. Também venceu uma mulher em Assis Chateubriand. Em vários outros municípios, elas são vice-prefeitas e muitas se elegeram vereadoras.

Cadeira cativa

Em Santa Helena, definitivamente a câmara não fica sem uma representante do sexo feminino. Marilaine Mânica Brod e Sirlei Tereza Cordova da Rosa garantiram o que acontece há muitas legislaturas. Não pesquisei, mas acho que fazem uns cinco mandatos que elas estão lá com pelo menos uma das nove cadeiras.

Elder Boff