Meio Ambiente
Atuação Responsável para um Desenvolvimento Sustentável
Compartilhando com a sociedade sua responsabilidade na preservação ambiental e da qualidade de vida dos cidadãos paranaenses, a Marmoraria Arenhardt adota uma postura integral ao conceito de auto-sustentabilidade.
A empresa adota várias ações neste sentido, tais como a reciclagem, o tratamento de efluentes, o gerenciamento de resíduos sólidos, a gestão e educação ambiental com introdução de tecnologias limpas e coleta seletiva de lixo, contribuindo para melhorar a qualidade de vida com o apoio de seus funcionários e colaboradores.
A Marmoraria Arenhardt busca minimizar os efeitos de sua atividade sobre o meio ambiente através de ações integradas sobre o meio físico, que visam a correta disposição dos rejeitos sólidos, o perfeito aproveitamento dos recursos naturais, medidas de conservação de energia, cuidados com as águas superficiais.
O trabalho com rochas não oferece riscos potenciais de contaminação ao meio ambiente, afinal, nada mais natural que as rochas da natureza! As rochas são os constituintes elementares de toda a crosta terrestre (Litosfera), suporte básico à vida animal e vegetal e à todas as atividades humanas. Sobre as mesmas rochas trabalhadas numa marmoraria circulam no meio ambiente as įguas superficiais e acham-se armazenadas as águas subterrâneas. A indústria de mármores e granitos não transforma a composição das rochas que emprega nem concentra seus elementos. Apenas impõe-lhes formatos diferentes (placas com bordas arredondadas, etc).

Os efluentes da indústria carreiam componentes naturais das rochas abundantes na crosta terrestre. Mesmo assim passam por eficiente processo de decantação, onde são retirados os grânulos minerais. O principal efluente de uma indústria que faz acabamento em rochas de revestimento é a água utilizada nos processos produtivos. A água tem por finalidade precípua a de resfriar as ferramentas diamantadas e rebolos da energia térmica liberada pelo atrito produzido entre a ferramenta e os grãos minerais. Ao mesmo tempo, a įgua promove a retirada das partículas de rocha desgastadas nos processos de corte e polimento, carregando-as como efluente. Desta forma, é essencial o conhecimento das propriedades das partículas minerais e sua interação química e física com a água. As rochas utilizadas possuem uma mineralogia praticamente inerte ao contato com a água. Apenas uma parcela diminuta das rochas, sobretudo de carbonatos e sais, podem ser dissolvidas nos procedimentos industriais. A grande maioria das rochas trabalhadas libera partículas minerais de diferentes tamanhos (grânulos de tamanhos: areia, silte e argila). Assim, o trato dos efluentes sólidos em meio líquido são basicamente procedimentos físicos de retirada dessas partículas para a purificação da água.
O tratamento dos efluentes líquidos da Marmoraria Arenhardt se dá através de tanque de decantação de partículas finas, escavado no solo, construído em concreto armado, composto por células individualizadas. Tendo realizado todas as obras ambientais requeridas pelos órgãos ambientais estaduais, a Marmoraria Arenhardt, expressa sua satisfação em poder minimizar os efeitos de sua atividade sobre o meio ambiente, subordinando-se às exigências legais e disposta a um permanente diálogo com os técnicos ambientais na busca constante de soluções viáveis à continuidade de sua tarefa na sociedade.